35.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

CONJUNTURA

Williams Araújo

ABSOLUTO

Enquanto o PMDB perdeu a hegemonia no comando da prefeitura da Capital, em 2012, o mesmo não aconteceu com a Câmara de Vereadores. No Legislativo, o partido vai para 28 anos ininterruptos presidindo aquela Casa de Leis depois da reeleição de Mário César para o biênio 2015/16.

Com domínio absoluto, contou ainda com as demais siglas aliadas para garantir sua continuidade no poder. Para que outra legenda tente esse lugar será preciso esperar 2016.

PAZ E AMOR

O PT não pretende rivalizar com seu eterno adversário na Câmara de Vereadores durante o período eleitoral. Quem garante é a vereadora Thaís Helena, por entende ser contraproducente as discussões ideológicas nesse período na Casa de Leis.

Juntos em palanque nacional, porém separados em terras sul-mato-grossenses, petistas e peemedebistas podem conviver harmonicamente lá, porque no dia a dia das ruas a guerra já está declarada há tempos.

POPULAR

A população sul-mato-grossense vai conhecer hoje o projeto de governo elaborado por Reinaldo Azambuja (PSDB), cujo objetivo é comandar o Estado pelos próximos quatro anos. Robustecida por sugestões do próprio povo, a proposta tucana concentra parte de seu conteúdo na transparência dos gastos públicos.

A questão central, no entanto, está focada no desenvolvimento por região, permitindo assim que elas cresçam segundo suas vocações.

DEFINITIVO

O PMDB contará com três chapas na eleição proporcional a estadual para empurrar o candidato Nelsinho Trad rumo ao Parque dos Poderes. A do partido será puríssima, uma vez que os aliados não aceitaram se aliar por considerar forte demais. Quem também resolveu ir só foi o PTN, que terá candidatos na chapa apenas do partido.

A terceira vai composta de PSB, PTdoB, PHS, PEN, PRTB, PSC e PRB. Já para federal serão duas, com PMDB e PSB, e a outra com os demais.

INFLADO

Por agregar um grande número de partidos em seu projeto de governo, o PT deverá ter dificuldades para montar suas chapas proporcionais na disputa por vagas estaduais e federais. Com algumas siglas de boa representatividade no cenário nacional e no horário eleitoral, elas terão para si as melhores fatias do bolo.

Já as nanicas vão ter que se contentar com o que lhe oferecerem. Isso não significa, porém, que vão aceitar tudo numa boa. Estresse alto é aguardo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.