10/09/2014 18h38 – Atualizado em 10/09/2014 18h38
O desembargador veio a Três Lagoas para uma correição nas duas Varas do Trabalho e implementar mais uma sala de conciliação e julgamento, mas observou que a necessidade maior é a criação da 3ª Vara do Trabalho
Léo Lima e Ricardo Ojeda
Até o final deste mês será concluído o processo licitatório e logo após começa o início da obra: ampliação da área construída no Fórum Trabalhista em Três Lagoas. Foi o que afirmou nesta tarde (10), o presidente e Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho, da 24ª Região, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, que veio para realizar correição ordinária nas duas Varas do Trabalho que servem o município.
O juiz-presidente do TRT/MS verificou durante estes dois dias (09-10) o andamento dos processos trabalhistas, assim como o funcionamento das unidades e a atuação dos cinco juízes e servidores do Fórum. “Certamente, com o aumento do espaço físico o atendimento será muito melhor, dando comodidade aos juízes e demais servidores, assim como ao público”, avaliou.
O desembargador enfatizou que o Fórum Trabalhista de Três Lagoas já avaliou este ano quase três mil processos, em cada Vara. “A terceira sala de Conciliação e Julgamento servirá mais para conciliar do que julgar, com os processos com possibilidade de negociação sendo resolvidos mais rapidamente e deixando as partes (patrões e empregados) mais satisfeitas”, observou.
“Saio de Três Lagoas satisfeito com o desenvolvimento dos trabalhos nesta região, mas com a preocupação de que é preciso fazer algo melhor atender a demanda de processos e criar mecanismos para o diálogo, como forma de solucionar os conflitos e acelerar os resultados”, comentou o desembargador.
CRONOGRAMA
A área destinada às obras da 3ª Sala de Audiências do Fórum, que vai atender ao mesmo tempo as duas Varas Trabalhistas, já está definida. “Aqui ao lado [do Fórum]”, localizou o desembargador. Para dar condições ao desenvolvimento das obras necessárias para ampliar o espaço físico do Fórum Trabalhista, o presidente do TRT/MS disse que o arquivo de processos, no período em que o trabalho estiver sendo realizado, vai ser levado para Campo Grande. “Começa a funcionar [a 3ª Sala] em fevereiro”, assegurou o juiz.
Para dar suporte ao atendimento, o desembargador afirmou que vai abrir concurso público para preenchimento de vagas. “Já houve um em junho e agora vamos realizar outro em janeiro do ano que vem”, adiantou.
Ao final, o desembargador, ao fazer uma análise da realidade da região, destacou o desenvolvimento acelerado de Três Lagoas nos últimos dez anos, agregando a isso o aumento dos problemas e consequente demanda de trabalhadores, importando também no crescimento do volume de ações trabalhistas a serem analisadas. “Não vamos criar falsas expectativas, mas a criação da terceira Vara é importante. Queremos criar a terceira Vara”, concluiu.