24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

CONJUNTURA

Williams Araújo

ÓTIMO NEGÓCIO

A amigos, Osvane Ramos (PROS) ainda se queixa muito de não poder ter estrutura de campanha suficiente para bancar sua reeleição em outubro. Na semana passada, o deputado estadual, além de desistir de sua candidatura, saiu atirando em aliados por falta de verba para pagar cabos-eleitorais e outros gastos.

Para os adversários, leia-se Reinaldo Azambuja (PSDB) e Nelsinho Trad (PMDB), a desistência reduzirá o número de eleitos pela coligação de Delcídio do Amaral (PT), que pensa em fazer 6 ou 7.

TERNO E GRAVATA

É certo que a eleição para o governo de Mato Grosso do Sul ainda está indefinida, uma vez que os principais institutos de pesquisa apontam para um confronto no segundo turno. Mas o deputado Londres Machado (PR), pé quente que só, já imagina como será atuar no Executivo depois de 11 mandatos reinando na Assembleia, da qual já presidiu a Mesa Diretora por cinco vezes.

Para o seu lugar, o cardeal deseja levar a filha, vereadora Grazielli Machado (PR). O que ele não pensa mais é botar pijama agora.

REFRESCO

A bronca é geral dos prefeitos sul-mato-grossenses por causa da previsão de queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) este mês (12,3% a menor) em relação ao repasse feito pelo governo federal em agosto.

No entanto, a estimativa trimestral divulgada pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) aponta uma leve recuperação (mais 2%) em outubro e um bom repasse (mais 40%) em novembro. Consideram apenas um alívio diante da grave crise.

PROTEÇÃO

Em época de campanha eleitoral, a fronteira seca sul-mato-grossense nunca teve tanta atenção dos candidatos como agora. Aliás, todos defendem com força maior segurança para a população. Entretanto, entra ano e sai ano com o Estado nas manchetes da grande imprensa como rota do narcotráfico.

Ocorre que, independente de eleições ou não, o governo federal parece não ter interesse em resolver esse problema crucial, que, inclusive, tem manchado o nome do Estado lá fora.

SACOLINHA

Mergulhados de corpo e alma na campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, vão se reunir na próxima segunda-feira (22) com um grupo de líderes empresariais em evento em São Paulo.

Os dois “cabeças coroadas” do ninho tucano, dizem, mexem os pauzinhos pra não deixar a peteca cair até o dia das eleições. Hum…

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.