Williams Araújo
Jeton
Como o período da campanha retardou os trabalhos da Assembleia, a CPI da Telefonia teve de pedir mais prazo para concluir suas atividades. Assim, segundo justificativa do presidente do colegiado, Marquinhos Trad (PMDB), é possível garantir tempo suficiente para fechar Termo de Ajustamento de Conduta com as operadoras, na próxima terça (21).
De acordo com o regimento, a CPI pode ser esticada até a metade do prazo inicial de 120 dias.
Acordo
Vale lembrar que as operadoras de telefonia assumiram o compromisso de informar os locais onde existe deficiência para os sinais, assim como continuar os investimentos no setor — R$ 100 milhões somente para este ano.
Também está prevista uma série de ações ,como divulgação de informações aos consumidores e realização de mutirão, para resolver casos de contas indevidas. Se as empresas não cumprirem as regras, foram estipuladas multas de até R$ 100 mil.
Tudo Rosa
A Assembleia Legislativa também aderiu ao movimento Outubro Rosa. Durante todo o mês, o prédio da Casa permanecerá iluminado de forma especial para chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A mobilização é impulsionada pela lei estadual 4.541, de autoria dos deputados Zé Teixeira (DEM), Dione Hashioka (PSDB) e Mara Caseiro (PTdoB), que prevê campanhas e ações em prol dos cuidados à saúde da mulher.
Prova de fogo
Os candidatos do PT, Delcídio do Amaral, e do PSDB, Reinaldo Azambuja, ao governo de Mato Grosso do Sul voltam a ser enfrentar em debate no próximo dia 23, três dias antes das eleições de 26 de outubro.
O debate do segundo turno das eleições será realizado pela TV Morena, afiliada a Rede Globo de Televisão.
A expectativa dos candidatos é tão grande quanto à dos eleitores, principalmente depois que o clima da campanha começou a esquentar mais ainda de uns dias para cá.
Tal filho
Desde 2002, quando o saudoso Nelito Câmara deixou a Assembleia Legislativa por não ter sido reeleito à época, a região do Vale do Ivinhema ficou sem representante na Casa. Passados 12 anos, Renato Câmara (PMDB), seu filho e que fez carreira semelhante à sua, também sendo prefeito, se elegeu para o Parlamento Estadual.
Agora, ele se junta aos demais parlamentares do Cone-sul para buscar os benefícios que a região mais próspera do Estado precisa.