Williams Araújo
Pão e água
Funcionários comissionados da Assembleia Legislativa ficaram chupando o dedo e com ceia reduzida a pó no fim de 2014. O repasse constitucional do governo que viria para quitar o pagamento do pessoal simplesmente não apareceu. Esse será mais um abacaxi a ser descascado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) logo no início da sua gestão.
Afinal, salário é coisa sagrada e todos têm o direito legítimo de receber. Se o responsável quis penalizar os deputados, errou feio.
Mágica
Se for jogada uma moeda no cofre do Tesouro Estadual vai fazer um barulho daqueles. Isso porque, segundo o governador Reinaldo Azambuja, ele está vazio. Em razão disso e dos compromissos financeiros herdados da gestão anterior, o tucano vai ter que fazer malabarismos para cumpri-los.
Certamente, a Lei de Responsabilidade Fiscal não vai perdoar os responsáveis pelo desleixo com a administração pública. Afinal, ela veio para acabar com a farra em fim de mandato.
Fora de época
Mal entramos em 2015 e já tem político se articulando para disputar a prefeitura da Capital no ano que vem. Alguns até com legitimidade para pleitear o cargo, mas, outros, só querem aparecer na mídia para não deixar passar em branco.
Aos interessados de plantão um aviso: o povão está de olho em tudo e avalia com cuidado os nomes em questão. Primeiro, terão que mostrar serviço nos cargos que ocupam e, segundo, provar que são competentes em gestão.
Governo 1
A edição de ontem do Diário Oficial trouxe novas nomeações no governo tucano. O ex-diretor da Fundação Escola de Governo, Édio Viegas, foi nomeado secretário-adjunto da Secretaria de Administração e Desburocratização, enquanto que o ex-secretário de Fazenda na gestão anterior, Jader Julianelli Afonso, foi nomeado assessor especial na mesma secretaria.
O empresário Renato Peixoto Grubert foi nomeado titular da Superintendência do Tesouro, enquanto o jornalista Bosco Martins agora é diretor-presidente da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa.
Governo 2
O DOE também trouxe as nomeações de Enelvo Felini para Agraer; do advogado Wilton Nelo Acosta para a Funtrab, do ex-prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, para a Fundtur.
O coronel Carlos de Santana Carneiro ficará no comando da Polícia Militar. Para o Corpo de Bombeiros, o comandante será o coronel José Antonio Pereira dos Santos e a Agepen ficará sob o comando do coronel PM Pedro César Figueiredo de Lima.