09/02/2015 10h03 – Atualizado em 09/02/2015 10h03
Exumação
Parece que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) está desenterrando o processo envolvendo a área do Papa, uma construtora da Capital e o ex-prefeito à época, André Puccinelli (PMDB). O caso deu muito o que falar naquela oportunidade, mas acabou caindo no esquecimento.
Agora, segundo a imprensa da Capital, a 3ª Instância da Justiça resolveu tirar o defunto do caixão e fazer uma autópsia para verificar os DNAs existentes no corpo. O caso promete.
Oxigênio
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) começou a esquentar as turbinas antes mesmo do Carnaval e já autorizou o reinício de 236 obras inacabadas da gestão anterior. A ordem foi dada no sábado, em Água Clara, um dos primeiros municípios do Estado a receber obras do seu governo.
Lá, o tucano assinou a ordem de serviço autorizando a pavimentação asfáltica de um dos bairros da cidade, que na ocasião completou 61 anos de emancipação político administrativa.
Desgaste 1
Os prefeitos, cuja maioria está na iminência de disputar a reeleição em 2016, temem desgaste político por eventuais equívocos na cobrança do ITR (Imposto Territorial Rural).
É que os proprietários rurais têm procurado as prefeituras para se queixar por eventuais falhas no lançamento de créditos e fiscalização de suas terras, quando normalmente deveriam reclamar junto a Receita Federal.
Desgaste 2
Por meio de convênio firmado com a Receita Federal em 2008, os municípios ficaram responsáveis pela arrecadação, lançamento de créditos e fiscalização das propriedades rurais por estarem próximos ao contribuinte do ITR, tributo que fica 100% nos cofres das prefeituras.
No entanto, os prefeitos reclamam que ficaram com o ônus e o bônus.
Lembrado
Recém-eleito deputado estadual e a imprensa já especula o nome de Renato Câmara (PMDB) para a disputa da prefeitura de Dourados. Ele, no entanto, deve fazer a política do mineiro e deixar que as águas rolem tranquilas até as convenções do ano que vem para tomar uma decisão.
Prefeito de Ivinhema por dois mandatos consecutivos, teve o aval da população ao alçar seu voo rumo ao Parlamento Estadual, fazendo carreira semelhante à de seu saudoso pai, Nelito Câmara.