24/11/2015 08h20 – Atualizado em 24/11/2015 08h20
Devido ao aquecimento global e ao fenômeno climático El Niño, o Brasil irá passar por um verão em 2016 com temperaturas ainda mais elevadas do que o ano passado.
Assessoria
A previsão dos meteorologistas é o aumento de no mínimo 4º C, isso porque a temperatura mundial já subiu, naturalmente, 0,8º C e o fenômeno El Niño de 2016 é classificado como um dos quatro mais quentes nos últimos 65 anos.
Os brasileiros precisarão estar preparados para proteger a saúde dessa forte onda de calor. Alguns desses cuidados são básicos, como a hidratação adequada do corpo, a atenção com a alimentação para evitar intoxicações decorrentes da ação das altas temperaturas nos alimentos e a necessidade de proteção contra o sol, através de roupas adequadas e protetores solares.
Porém, não é só a exposição ao calor que pode gerar problemas de saúde, a oscilação de temperaturas pode também ser muito prejudicial. Nessa época do ano, é muito comum o aumento da utilização do aparelho de ar-condicionado, aumentando também a possibilidade do desenvolvimento de doenças decorrentes de um choque térmico – quando alguém sai de um ambiente muito quente para entrar bruscamente em outro que esteja muito frio.
Além disso, esse equipamento, capaz de alterar totalmente a temperatura de um local, merece bastante atenção para que seja um aliado e não um vilão para a saúde. Algumas características podem indicar que seu ar-condicionado pode ser uma ameaça, como, por exemplo, excesso de poeira no filtro de ar, gotejamento de água, a presença de odor forte, resfriamento não correspondente ao programado e, até mesmo, um aumento brusco no consumo de energia.
O ideal é realizar manutenções preventivas do ar-condicionado, principalmente quanto à limpeza e troca do filtro de ar, periodicamente, de acordo com as especificações do fabricante e do próprio modelo do aparelho. Um ar-condicionado que não passa por uma revisão pode ser o responsável pela circulação de poeira e ácaros no ambiente, desencadeando doenças respiratórias em quem passa muito tempo respirando próximo a ele.
(*) Assessoria Conversion