17.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Lixão em terreno baldio irrita moradores e mostra descaso da prefeitura

17/06/2016 16h07

Lixão em terreno baldio irrita moradores e mostra descaso da prefeitura

O terreno fica em um bairro central de Três Lagoas que, além de servir como um lixão a céu aberto, também abriga usuários de droga. O problema já foi denunciado às autoridades, porém decorridos meses nenhuma providência foi tomada

Ricardo Ojeda

Dois meses após a denúncia feita pelo Perfil News sobre o lixão a céu aberto que se formou em um terreno baldio próximo à Avenida Filinto Muller, a equipe de reportagem voltou até o local, que permanece da mesma forma. Lixos domésticos, entulhos de obra, papéis, entre tantas outras coisas são jogadas em meio à cidade.

O lixão a céu aberto está localizado no Jardim das Paineiras, na esquina da Avenida Filinto Muller, que tem grande circulação, com a Avenida Baldomero Leituga. O bairro também é conhecido como Zona Velha. Além da poluição visual, o mau cheiro e os animais que vivem ali assustam os moradores do bairro.

Segundo Jorgiane Santos Colinos, 43, que mora ao lado do terreno baldio, mosquitos, baratas e até mesmo escorpiões aparecem em sua casa devido ao descaso com o terreno. “A gente gasta muito com inseticida jogando nos muros aqui. Não tem jeito. A minha menina pegou dengue, porque é um lixo acumulado, pode ter um resíduo de água que fica acumulado em potinhos”, afirmou.

DESCASO

Já há algum tempo que o local serve como depósito de lixo. Enquanto a equipe de reportagem estava no local, um cachorro apareceu para revirar os restos de comida. Ali também estava um homem que, segundo a vizinha do local, é usuário de drogas e vive em um barraco ao fundo do terreno. Ele saiu dali após pegar uma laranja podre que foi jogada em meio à sujeira.

Uma senhora que passava pelo terreno parou para comentar sobre o lixo. “É feio demais”, disse Maria Ferreira, que passa quase todos os dias pelo local, quando vai até a casa de seu filho. Segundo ela, os sacos são jogados por proprietários de bares, pois são encontrados muitos copinhos plásticos, garrafas, entre outros entulhos.

SAÚDE PÚBLICA

É um caso de saúde pública. A sujeira não prejudica apenas visualmente, mas também à saúde da população que vive próxima ao local. Doenças podem ser transmitidas por meio de insetos e outros animais, além de bactérias que se proliferam em ambientes sujos.

Veja na galeria abaixo imagens que mostram o descuido e a falta de fiscalização das autoridades sanitaristas e do meio ambiente de Três Lagoas

Jorgiane disse que o problema é antigo. Ela mora em Três Lagoas há apenas seis meses, porém os outros vizinhos comentam que a situação está assim há tempos. “Já denunciaram, mas o pessoal não contribui muito, essa é a verdade. Ontem mesmo eu estava aqui e vi um cara limpando a caixinha de gordura de uma vizinha e jogando tudo no terreno”, disse a vizinha.

A vigilância epidemiológica já esteve no local. Conforme Jorgiane, eles identificaram o dono do terreno, o qual já possui diversas multas, mas nenhuma providência foi tomada. “É questão de saúde pública mesmo. Todo esse lixo, não tem condições. Esses tempos atrás colocaram fogo, aí chamamos os bombeiros porque ficamos com medo, passando uma semana, jogaram um saco de lixo”, argumentou.

USUÁRIOS DE DROGA

Além dos entulhos e animais, ao fundo do terreno também possui um barraco o qual abriga diversos usuários de droga. A movimentação preocupa os moradores que afirma passar várias viaturas da Polícia Militar pelo local, mas que nunca ninguém foi preso. “A gente sai muito preocupado, porque na época do calor a gente ficava sentados aqui na frente, aí vinha um garoto e entrava e sai várias vezes por aqui do lado. Há movimentação. Não é só o rapaz que mora na rua.”

Não faz muito tempo que uma casa que fica do outro lado da rua foi assaltada. “O dono fez toda essa armação, colocou cerca elétrica, fez uma ariazinha de novo aqui na frente, porque não tem jeito. No começo, quando a gente mudou para cá, a gente não sabia que aqui era assim”, relatou a moradora, que espera que providências sejam tomadas.


O terreno está localizado na esquina da Avenida Filinto Muller com a Baldomero Leitura e serve como depósito de lixo a céu aberto (Foto: Ricardo Ojeda)

Animais e até moradores de ruas reviram o lixo em procurando comida (Foto: Ricardo Ojeda)

Lixão em terreno baldio irrita moradores e mostra descaso da prefeitura


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.