27/01/2018 09h51
Em Campo Grande, acumulado atingiu 75% do esperado para chuva
Redação
Quatorze municípios já registraram chuva acima do esperado para o mês em Mato Grosso do Sul. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, em Campo Grande o esperado de chuvas para janeiro é de 212,6 mm e até ontem, o acumulado é 186,4 mm, o que representa 75% do esperado.
Segundo o meteorologista, dados dados do Inmet, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e das estações meteorológicas da USP e Uniderp apontam que os municípios que superaram a previsão foram Três Lagoas, Corumbá, Maracaju, Bataguassu, Ponta Porã, Dourados, São Gabriel, Aquidauana, Itaquiraó, Juti, Bodoquena, Paranaíba, Sete Quedas e Sonora.
Por conta do alto volume de precipitações, o teor de água no solo encontra-se, na média, em 92% e, portanto, não admite permeabilidade e os municípios estao sujeitos a inundações ou transbordamentos.
Ainda conforme Natálio Abrahão, durante a chuva de ontem, 705 raios caíram em Campo Grande. No mês, foram 3.380 descargas elétricas na Capital e 171.895 no Estado.
CHUVA NA CAPITAL
Na noite de ontem, chuva intensa caiu na Capital e vários pontos da cidade ficaram alagados e com fortes enxurradas.
De acordo com o coordenador de operações da Defesa Civil municipal, capitão Lenirdo Pedroso, não houve registro de ocorrências de quedas de árvore, transbordamento de córregos ou vítimas, porém, equipes estavam de prontidão em diversos pontos considerados críticos.
No córrego Prosa, água subiu 1,60 metro, mas não houve transbordamento. Outro local onde equipes estavam em alerta foi às margens do córrego Bálsamo, na Avenida Guaicurus, onde oito famílias residem e, segundo o capitão, é um ponto onde costuma haver problemas com a forte enxurrada.
Os pontos de maior acúmulo de chuva foram as regiões norte e a região do Anhandui, onde foram registrados 35,25 miímetros de chuva. Na região do Bandeira, acumulado ficou acima de 30 mm e, na região do Prosa, em 22 mm, conforme dados da Defesa Civil.
Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma queda de árvore de pequeno porte no bairro Taveiropólis. Como não houve vítimas ou impedimento do trânsito, corte foi feito na manhã de hoje, na rua Padre João Greiner.
Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva para os próximos dias, até o fim do mês, em Campo Grande.
(*) Correio do Estado