31.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de julho de 2024

Conferência de Ana Maria Araújo Freire abre celebração pelo Jubileu do Campus de Três Lagoas da UFMS

Eventos virtuais de celebração do aniversário do Campus começam neste mês e seguem até novembro

Em 2020, o Campus de Três Lagoas (CPTL) comemora 50 anos e para celebrar seu Jubileu serão realizados diversos eventos virtuais que se iniciam este mês e seguem até novembro.

A conferência de abertura, “Caminhos e possibilidades para o Ensino Superior: reflexões à luz do pensamento de Paulo Freire”, será realizada amanhã, 27, ministrada pela professora Ana Maria Araújo Freire (PUC/SP), guardiã e divulgadora oficial das obras do professor Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira. A transmissão será às 19h no canal da TV UFMS.

“Eu vou falar dos desafios da educação, como a educação está totalmente atrelada à sociedade. A gente tem que ver como a sociedade brasileira está funcionando agora e, a partir disso, quais são os desafios que vamos ter ou que já estamos tendo e porquê a gente luta, diante desse desafio, por uma educação humanizadora, questionadora, problematizadora, dialética e dialógica, para que possamos superar essas condições que nos estão sendo dadas”, explica Ana Maria.

Segundo as professoras Silvana Alves da Silva Bispo e Regina Aparecida Marques de Souza, membros da Comissão Organizadora Local das comemorações dos 50 anos do CPTL, Ana Maria foi convidada para palestrar pois, além de divulgar e dar continuidade às reflexões de seu esposo, produziu obra relevante voltada a temática da educação como caminho para a liberdade e a autonomia.

Ana Maria Freire também foi a primeira professora a receber o título de Doutora Honoris Causa pelo Campus de Três Lagoas, em 2018. “Três Lagoas e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul são muito especiais. Eu recebi esse título e estou comprometida com a Universidade. Fora isso, eu recebi esse título porque vocês trabalham sério, uma Universidade que está querendo transformar a sociedade brasileira, não é aquela que está se adaptando e trabalhando em prol do retrocesso brasileiro, então não há como não atender esse convite”, declara.

Quando questionada sobre as expectativas para a conferência, a professora conta acreditar que o evento “vai atingir muita gente e ter essa mesa inicial com muitas autoridades vai chamar também muita gente. ‘Venham para cá, vamos ouvir, vamos nos aconchegar, vamos nos unir, vamos conquistar um Brasil melhor’ e eu acho que isso é fantástico, essa união que a gente pode ter, essa solidariedade, essa confiança que a gente tem no outro e na outra, nesses tempos não só de pandemia, mas de vírus por todos os lados, os vírus não só de doença, mas vírus outros que estão corroendo e matando parte da sociedade”.

Programação

As comemorações do Jubileu seguirão até novembro, confira a programação principal:

27/8/ – 19h – Conferência de abertura: Caminhos e possibilidades para o Ensino Superior: reflexões à luz do pensamento de Paulo Freire  – Professora Ana Maria Araújo Freire (PUC/SP)

17/9 – 19h – Painel “Fecundar o chão no ensino superior: o nascimento do Câmpus de Três Lagoas”

29/9 – 19h – Painel “A Pós-Graduação no CPTL/UFMS: história, missão e desafios”

19/10 – 19h – Painel “A construção de uma agenda de pesquisa no CPTL”

6/11/ – 19h – Painel “Para além dos muros da universidade: a extensão como diálogo entre o CPTL/UFMS e a comunidade”

20/11 – 19h – Painel “A inserção social do CPTL: da formação inicial à nucleação”

26/11 –  19h – Conferência de encerramento: “Desafios da pesquisa e do ensino superior na área das Ciências Exatas e Engenharias – Professor João Antonio Pereira (Unesp/Ilha Solteira)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.