39.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Duas novas máquinas devem tornar MS autossuficiente para realização de testes de Covid

Além do equipamento comprado pela Secretaria de Estado de Saúde outra máquina, doada pelo Ministério da Saúde, chegou para agilizar a entrega dos resultados

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu do Ministério da Saúde uma máquina de extração automatizada para o diagnóstico do coronavírus. Moderno, o novo equipamento permitirá agilidade na entrega de resultados do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o novo equipamento ajudará para acelerar o resultado dos exames. “Quanto antes o paciente tiver o resultado mais rápida as medidas de tratamento e de contenção na propagação do vírus são eficientes. Isso demonstra a preocupação do Governo do Estado no combate à pandemia”, ressalta Resende.

O diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, explicou que o equipamento precisa ser montado pelo fabricante e a equipe do Lacen recebe irá treinamento sobre seu uso no dia 8 de setembro.

Para o início do uso será necessário o envio pelo Ministério da Saúde dos kits de extração próprios para o equipamento. ”Essa máquina, que é automatizada, extrai 96 amostras em 2 horas de trabalho, enquanto que hoje, nossa capacidade é de extrair 24 amostras no mesmo intervalo de tempo”, explicou o diretor do Lacen.

Em agosto, o Governo do Estado adquiriu uma máquina de extração automatizada para a realização da analise de exames

Com os dois equipamentos, o Laboratório Central de Saúde Pública será autossuficiente na realização de exames de biologia molecular RT-PCR. Aí, segundo o Resende, os municípios poderão fazer o “dever de casa”, que é o monitoramento rigoroso dos casos confirmados e rastreamento dos contatos para testagem e isolamento.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.