Linhas tiveram operação interrompida em toda a cidade no final de março devido à pandemia; desde então moradores dependem de bicicleta ou aplicativos de transporte para chegarem ao trabalho
Com funcionamento interrompido em razão da pandemia de Covid, o transporte público municipal está suspenso há mais de seis meses, por ordem do Decreto Municipal editado em 23 de março.
De lá para cá, aos poucos, várias atividades tiveram a reabertura flexibilizada, inclusive restaurantes, comércios, templos religiosos, shoppings e até mesmo do cinema, o transporte público é uma das últimas atividades ainda com o funcionamento proibido durante a pandemia.
Bicicleta ou aplicativo
Nos últimos dias o Perfil News vem recebendo mensagens de leitores questionando a respeito do retorno do transporte público. A última foi de uma leitora da Vila Piloto, que contou que, com a falta dos ônibus, os moradores que não têm carro e precisam vir ao centro para trabalhar têm duas opções: bicicleta ou aplicativo de transporte.
“Só a ida para o centro fica em torno de R$ 14”, afirmou. “Eu, particularmente, estou indo trabalhar de bicicleta, mas penso nas pessoas que não têm uma bicicleta e condições para ficar pagando motorista de aplicativo”, disse.
O outro lado
A reportagem questionou a Prefeitura de Três Lagoas a esse respeito. Por meio do Departamento de Comunicação, a gestão municipal afirmou que o Comitê de Enfrentamento à Covid, que discute a flexibilização de serviços, levará essa pauta para a próxima reunião, que acontece na próxima quinta-feira, 8.