Felipe Cogorno: “Vimos oportunidades para melhorar em todos os aspectos durante esta pandemia e estamos trabalhando nisso“
(*) Hibah Noor
Em meio às difíceis notícias que chegam das operadoras duty free de todo o mundo, há poucas exceções – e o Shopping China, no Paraguai, é uma delas. Após fechar as lojas de março a outubro de 2020, a administração foi agradavelmente surpreendida pelos resultados das vendas na reabertura, mesmo em lojas na fronteira com o Brasil.
“Esperávamos que as vendas crescessem gradualmente”, disse o CEO Felipe Cogorno à revista Americas Duty Free. Segundo Cogorno, eles presumiram que seria um processo bastante demorado, pois os clientes começaram a se sentir seguros gradualmente. “Ficamos surpresos ao descobrir que recebemos mais clientes do que esperávamos. Agora, o desafio é atender às expectativas na era pós-pandemia ”. Ele afirma que a empresa teve vendas muito boas no Natal, no Ano Novo e no Dia dos Reis.
Clientes fiéis
O que ajuda a criar esse resultado positivo é a lealdade dos clientes, diz Cogorno. Após a reabertura, o número de clientes cruzando as portas era praticamente o mesmo de antes da pandemia.
Gerenciar esses números exige esforço por parte do varejista e da equipe para garantir a segurança. “Como empresa responsável, aplicamos todos os protocolos de saúde necessários para uma visita segura ao shopping”, afirma Cogorno. “Treinamos constantemente nossos colaboradores para que possam oferecer um atendimento completo. Vimos oportunidades para melhorar em todos os aspectos durante esta pandemia e estamos trabalhando nisso”, afirmou.
Todas as lojas do Shopping China estão abertas e seguem rígidos protocolos sanitários. “Isso dá segurança aos nossos clientes e colaboradores”, afirma Cogorno. “Acreditamos firmemente que devemos continuar trabalhando, pois muitas pessoas dependem do grupo empresarial para levar o sustento diário para suas casas.”
O melhor uso do desligamento
Durante a paralisação de março a outubro de 2020, a diretoria do Shopping China decidiu fazer uma reestruturação em termos de mecânica da empresa, diz Cogorno. “Isso incluiu o estabelecimento de objetivos comerciais, a resolução de problemas de importação e o abastecimento de nosso depósito para que fosse preenchido oportunamente com estoque para nossos clientes. Desde 1933 o Shopping China não parou em termos de crescimento e diversidade, adaptando-se às necessidades dos clientes e também às necessidades do mercado ”, acrescenta. A paralisação do ano passado permitiu que a alta administração da operadora tivesse tempo para se organizar internamente.
A empresa também aproveitou esse período de silêncio para crescer em sua tecnologia, permitindo o lançamento oficial de sua plataforma de comércio eletrônico. “Isso nos permite atingir todo o território paraguaio”, diz Cogorno. “A partir da nova plataforma de comércio eletrônico oferecemos benefícios exclusivos e parcerias com cartões de crédito, além de seguro de remessa. Atualmente, oferecemos mais de 20 mil produtos de marcas premium”, disse.
Recuperando o tempo perdido
Durante o ano de 2020 o Shopping China não teve tempo suficiente na loja para implementar as várias ideias e promoções que estavam planeadas. Cogorno afirma que essas novidades com certeza serão realizadas este ano. “Acreditamos que este novo ano será muito mais flexível em termos de eventos e ativações”, afirma. “Pretendemos surpreender nossos clientes com benefícios exclusivos que você encontrará apenas em nossas lojas”, afirmou.
O varejista já teve alguns meses mais positivos do que muitos, e Cogorno diz estar “bastante otimista” com o mercado futuro. “Levando em consideração que já estamos preparados e seguindo os protocolos de saúde, e depois teremos também a vacina para ajudar, prevemos um aumento significativo de visitantes de cidades mais remotas que não vieram para a fronteira até agora. A vacinação contra COVID-19 já começou no Brasil”. Este é um ponto a favor do comércio de fronteira, observa Cogorno, acrescentando que terá um impacto positivo no fluxo de visitantes brasileiros.
O melhor serviço e variedade
Agora que os protocolos estão em andamento e o tráfego está bom, falar com Cogorno parece que os tempos normais estão de volta, com o foco fortemente voltado aos negócios em vez de apenas lidar com a pandemia. “Nosso objetivo sempre foi oferecer um bom serviço e uma boa variedade aos clientes. Vamos nos concentrar em ter tudo o que eles procuram com o melhor preço e com a segurança de que precisam. E então continuaremos aprimorando nosso comércio eletrônico, levando em consideração que é uma plataforma segura para a compra de produtos de alta qualidade. Além disso, continuaremos adicionando outras marcas nas lojas e, assim, cobrir as necessidades de toda a nossa clientela”, concluiu.