Confira como o profissional deve se portar em home office para otimizar os resultados
O momento é de reforçar os cuidados e redobrar a atenção. Nas últimas semanas o Brasil bate recordes nos números da covid-19 e as estatísticas deixam um alerta muito importante: é preciso se readequar e pensar coletivamente para evitar a multiplicação do vírus.
Mato Grosso do Sul vive em um momento de medidas restritivas desde a última semana e na capital, por exemplo, um decreto adiantou feriados municipais na tentativa de conter aglomerações e reduzir riscos de contágio. Nesse cenário a rotina dos trabalhadores também mudou e muitas empresas já vem adotando o sistema de trabalho remoto como estratégia, que surge como uma alternativa para continuarem a serem produtivas em meio ao cenário adverso de pandemia.
De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 80% dos gestores das empresas brasileiras aprovam o regime de trabalho remoto. O home office é uma modalidade de trabalho onde basicamente o colaborador está em um ambiente fora da sua organização, no entanto, tem as mesmas responsabilidades que teria se estivesse trabalhando presencialmente.
A modalidade de trabalho veio para ficar e, penando nisso, o IEL preparou dicas valiosas sobre como o profissional deve se portar em home office para otimizar os resultados. Confira as dicas da coordenadora de desenvolvimento empresarial do Instituto, Jackeline Magalhães:
1 – Como se comportar no home office?
É preciso atenção para as distrações que o conforto de casa pode propiciar, como animais de estimação, afazeres domésticos, filhos e demais familiares, que geralmente têm certa dificuldade para associar o estar em casa como ponto descanso e atividades em conjunto, por isso, algumas dicas são importantes para quem quer atuar em home office:
– Busque um ambiente tranquilo de trabalho, com foco na concentração, produtividade;
– Faça uma gestão do seu tempo;
– Organize suas atividades domesticas e atividades familiares;
– Tenha cuidado com a aparência, cuidado com cabelos, barba e roupas já que as reuniões virtuais podem ser frequentes;
– Tenha um local de trabalho só seu, como mesa e cadeira confortáveis, local arejado, com a luminosidade necessária e com internet de qualidade.
2 – Como organizar meus horários de trabalho?
Na maioria das organizações, tem-se uma jornada de trabalho com horários definidos a serem cumpridos, em contrapartida tem algumas com mais flexibilidade de horários em que o colaborador tem a possibilidade de atuar nas suas horas mais produtivas, neste caso é fundamental estipular uma rotina com horários para que seu cérebro tenha um referencial de rotina de trabalho.
Tenha horários definidos para pequenas pausas de descanso e para alimentar-se adequadamente.
3 – Como ser mais produtivo no home office?
Ser produtivo estando em home office é algo bastante desafiador para o profissional, principalmente se ele não está habituado a esta modalidade de trabalho, mas existem ferramentas e opções que podem te ajudar:
– Ferramentas tecnológicas para mensuração e controle da produtividade;
– Ferramentas de gestão do tempo, hoje em dia tem vários aplicativos que são fáceis e intuitivos para utilizar
– Planejamento das tarefas do dia, elenque atividades e crie um ranking de importância como por exemplo a mais importante até a menos importante;
– Busque fazer suas atividades dentro do seu horário de trabalho e de forma saudável;
– Faça intervalos periódicos: o ideal é que, a cada 1 ou 2 horas de dedicação, você faça uma pausa de 5 a 15 minutos.