16.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Construção de nova estação de tratamento faz Sanesul ampliar o Sistema de Esgoto em Três Lagoas

Com a nova ETE Souza Dias o município alcançará a meta da universalização da cobertura de esgoto. Hoje, o município já trata 88% do esgoto produzido na cidade

ACOM/SANESUL

As obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Três Lagoas acontecem conforme cronograma e já é possível ver melhor a estrutura de todo o complexo operacional, um dos maiores da Sanesul. Em visita na cidade, o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Junior foi ver o avanço do projeto, 28% da obra está concluída.

Construção de nova estação de tratamento faz Sanesul ampliar o Sistema de Esgoto em Três Lagoas
ETE Souza Dias terá capacidade de tratar 100 litros de esgoto bruto por segundo em Três Lagoas (Foto Acom/Melissa Schmidt)

“A cidade é considerada um grande polo de desenvolvimento Industrial de Mato Grosso do Sul, e está recebendo melhorias no sistema de tratamento do esgoto sanitário com grande projeto para a universalização do serviço, meta do governo do estado. Três Lagoas tem uma excelente estrutura e planejamento de saneamento, a Sanesul já fornece água tratara para toda a população e agora cumpre mais uma meta que é tratar todo o esgoto doméstico produzido  É uma grande obra que vai atender uma região de muitos bairros e forte potencial de crescimento”, comentou o diretor.

 

Construção de nova estação de tratamento faz Sanesul ampliar o Sistema de Esgoto em Três Lagoas
ETE está localizada na região leste da cidade, no distrito industrial (Foto: Acom/Melissa Schmidt)

INVESTIMENTO

Localizada na região leste da cidade, no distrito industrial, a ETE Souza Dias terá capacidade de tratar 100 litros de esgoto bruto por segundo. No planejamento da obra, também consta a execução de 1.140 metros de emissário. O recurso é de cerca de RS 14,5 milhões e vêm do Orçamento Geral da União (OGU).

AMPLIAÇÃO DO TRATAMENTO DE ESGOTO

Com mais esta ETE, a cidade terá em atividade três Estações de Tratamento de Esgoto: a ETE Planalto, a ETE Jupíá e a ETE Souza Dias.

COBERTURA E UNIVERSALIZAÇÃO

Com a entrega da ETE Souza Dias, o município alcançará a meta da universalização da cobertura de esgoto.

Hoje, o município trata 88% do esgoto produzido na cidade.

Construção de nova estação de tratamento faz Sanesul ampliar o Sistema de Esgoto em Três Lagoas
Diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Junior visitou a obra da ETE Souza Dias em Três Lagoas (Foto: Secom)

INVESTIMENTO EM SANEAMENTO

Na atual gestão do governo do estado, a Sanesul vem investindo R$ 114,4 milhões de reais na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Três Lagoas.

OBRAS EM EXECUÇÃO – Neste momento, há R$ 71,4 milhões em obras sendo executadas no município.

O crescimento populacional de Três Lagoas, acompanhado do desenvolvimento econômico, faz de Três Lagoas um município repleto de desafios. Um deles está na área de saneamento. Os investimentos são necessários, pois está em constante e rápido crescimento, além de ser a terceira maior cidade de MS.

O município tem uma das melhores coberturas de saneamento do Estado e está próximo da universalização.

Vídeo da construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto Souza Dias com capacidade de tratar 100 litros por segundo. Com esta ETE, o município terá três estações de tratamento em pleno funcionamento, junto com a Jupiá e a Planalto.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.