40.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Em comunicado, CESP diz que elevou vazão da usina de Porto Primavera

Empresa atendeu determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico

Devido e estiagem prolongada que agravou o abastecimento do reservatória da Usina de Porto Primavera, a CESP em atendimento a determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico elevou gradativamente, atingindo a vazão até 3.500 metros cúbicos, nesta segunda-feira, 23.

Diante da falta de chuva dos últimos meses e a preocupante situação nas principais bacias hidrográficas do país, o governo federal determinou uma série de medidas mitigatórias para enfrentamento da escassez hídrica vivenciada e seus impactos diversos.

Os testes na UHE Porto Primavera previam a redução da vazão defluente como forma de preservar o estoque de água das usinas com reservatórios de acumulação localizadas à montante e, assim, passar o período seco mantendo a governabilidade da cascata.

Confira o comunicado da empresa:

COMUNICADO

A CESP – Companhia Energética do Estado de São Paulo, informa que, em atendimento a nova determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a vazão defluente da UHE Porto Primavera, que foi estabilizada em 2.900 m³/s conforme diretriz emitida pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG),  aumentada no próximo sábado, 21/08/2021, para até 3.200 m³/s e na segunda-feira, 23/08/2021, para até 3.500 m³/s.

Com esse novo cenário, de aumento na vazão defluente, a expectativa é que o nível do curso do rio à jusante da UHE Porto Primavera (medido na régua instalada logo abaixo da usina) aumente em até 18 cm no dia 21/08/2021 e até 17 cm adicionais no dia 23/08/2021.

A Companhia reforça o seu compromisso com a sociedade, trabalhando pautada no desenvolvimento sustentável e na preservação da biodiversidade nas regiões em que mantém operações. A CESP reitera a importância de suas premissas socioambientais e assegura cumprir rigorosamente as leis vigentes.

(*) Infomuts Informação Inteligente

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.