Instagram caiu e apresenta instabilidades ao carregar o feed; falha também afeta Facebook e WhatsApp na tarde desta segunda-feira (4)
O Facebook e o Instagram estão fora do ar nesta segunda-feira (4). Segundo relatos de usuários no Twitter, os aplicativos pararam de funcionar e não atualizam os posts do feed em celulares Android e iPhone (iOS). A instabilidade também aparece nas versões das redes sociais para PC. Generalizada, a falha nos serviços da empresa de Zuckerberg afeta ainda o WhatsApp, que parou de funcionar hoje.
De acordo com o Downdetector, site que monitora o funcionamento de plataformas e aplicativos, o problema teve início às 12h20 de hoje, com um pico de mais de 15.300 reclamações sobre o Instagram, e mais de 7.600 notificações sobre o Facebook. A causa da falha está relacionada ao problema “5XX Server Error“, que ocorre quando o servidor não consegue completar a solicitação do usuário.
Procuradas pelo TechTudo, as plataformas reconheceram a instabilidade e disseram que estão trabalhando para retomar a normalidade dos apps. “Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, afirmou um porta-voz do Facebook.
O Google Trends, plataforma do Google que monitora as buscas no site, registrou um aumento repentino no interesse pelo termo “Facebook e Instagram fora do ar”. Consultas relacionadas incluem “Instagram fora do ar hoje, “Instagram caiu” e “Instagram parou”, todas com aumento de procura na última hora. Os usuários também buscam por “WhatsApp e Instagram fora do ar” e “Facebook e Instagram fora do ar”, indicando que a falha afeta todos os serviços de Mark Zuckerberg.
O Downdetector, plataforma online que fornece aos usuários informações sobre o status de sites e serviços, registrou notificações de ambas redes sociais. Segundo os gráficos apresentados, as falhas seguem em alta.
No Twitter, as contas oficiais do Facebook e do Instagram publicaram mensagens reconhecendo o problema global nos aplicativos e afirmando que trabalham para resolver a falha.
Os usuários, por sua vez, também comentaram sobre as instabilidades nos serviços de comunicação.
Por Eduardo Bartkevihi – Techtudo