21.2 C
Três Lagoas
domingo, 6 de outubro de 2024

De acordo com a SEJUSP, Polícia Civil de Brasilândia se destaca no Estado pela redução da criminalidade

Além de Brasilândia, outros quatro municípios de MS também conseguiram façanha semelhante

A cidade de Brasilândia, além de outras quatros; (Costa Rica, Angélica, Figueirão e Vicentina) foram os cinco municípios do Estado de Mato Grosso do Sul que conseguiram reduzir todos os índices criminais monitorados pela SEJUSP, conforme levantamento estatístico comparando os meses de janeiro a novembro de 2020 com o mesmo período em 2021.

Brasilândia já vinha apresentando, anualmente, reduções constantes nos índices criminais e, portanto, mesmo com números absolutos baixos, o município conseguiu apresentar reduções nos índices monitorados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

ÍNDICES SIGNIFICATIVOS

As reduções mais significativas foram nos crimes de homicídio, com decréscimo de 100%. Foram 04 homicídios em 2020 e não ocorreu nenhum registro de homicídio em 2021. Desses 04 homicídios ocorridos em 2020, três foram solucionados pela Polícia Civil e apenas uma investigação ainda está em andamento, porém já em fase de conclusão.

De acordo com a SEJUSP, Polícia Civil de Brasilândia se destaca no Estado pela redução da criminalidade
Delegado Thiago Passos, titular da delegacia de Brasilândia (Foto: arquivo)

Os números de roubos permaneceram estáveis, registrando redução de 100% em roubos ocorridos em via urbana, em estabelecimentos comerciais e roubos de veículos, ou seja, não foram registrados roubos dessa natureza em 2021.

Os furtos em residência registraram mais uma queda, agora de 26,7%. Os furtos de veículo permaneceram estáveis e as demais modalidades desse crime patrimonial apresentaram um decréscimo de 7%.

OCORRÊNCIAS

A Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia instaurou, até dezembro de 2021, 431 procedimentos para apurações criminais, sendo 286 inquéritos policiais, 137 termos circunstanciados (infrações de menor potencial ofensivo) e 12 autos de apuração de atos infracionais. Foram encaminhados ao poder judiciário 70 pedidos de medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha. Foram lavrados 89 autos de prisão em flagrante, nos quais 97 pessoas foram autuadas. 17 pessoas foram presas por mandado de prisão em aberto.

Também foram apreendidas 09 armas de fogo, periciados e destruídos 1.041 quilos de maconha, 101 quilos de crack, 41 quilos de skunk, além de 54 quilos de cocaína, apreendidos pelas forças policiais que atuam no município. 

A Polícia Civil de Brasilândia conta com 01 delegado, 04 investigadores e uma escrivã. Os investigadores se revezam em turnos de plantão, responsáveis pelo atendimento de ocorrências, segurança da carceragem e investigações criminais.         

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.