21.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Morre aos 94 anos o ex; secretário, deputado e prefeito de Três Lagoas, Francisco Leal de Queiroz

Queiroz veio a óbito ao meio-dia desta segunda-feira, em decorrência de complicações de sua avançada idade

Francisco Leal de Queiroz nasceu em Paranaíba, no dia 8 de janeiro de 1927, mas foi criado em Três Lagoas. Indubitavelmente, foi umas das figuras mais notáveis e importantes dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Foi casado por 68 anos com a senhora Maria Elza Fogolin Leal de Queiroz. Dessa união, tiveram dois filhos, Elza Maria e Francisco Junior, cinco netos e sete bisnetos.

De acordo com o vereador Antonio Empke Junior, o Estado perde uma importante figura pública. “Poderia apenas dizer que foi um político, escritor e jurista brasileiro, porém sua trajetória de vida precisa ser exteriorizada, até para que outras gerações também o conheçam”.

Morre aos 94 anos o ex; secretário, deputado e prefeito de Três Lagoas, Francisco Leal de Queiroz

Francisco Leal de Queiroz, formou-se em Direito pela Faculdade Nacional no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira pública em 1949, quando se tornou Promotor de Justiça, na Comarca de Paranaíba.

Em 1950 e 1954 foi eleito e reeleito Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Já em 1958 se elege prefeito de Três Lagoas, cargo que ocupou de 31 de janeiro de 1959 a 31 de janeiro de 1963.

Depois, novamente, se elege Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No período de 1966 a 1971 foi nomeado Secretário do Interior e, então, de Justiça de Mato Grosso.

No ano de 1983 ainda foi Representante de Mato Grosso do Sul em Brasília. Em 1986 foi nomeado Secretário de Justiça de Mato Grosso do Sul. Em 1987 foi Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul e em 1988, Procurador do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

Além de ser autor de várias obras literárias, Dr. Francisco Leal de Queiroz foi membro das seguintes instituições: Academia Mato-Grossense de Letras; Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso; Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual foi Presidente.

Ao Perfil News, o vereador Antonio Empke Junior enalteceu a amizade que tinha com a família. “Gratidão, em especial, ao seu filho Dr. Junior Queiroz e netos Francisco Leal de Queiroz Neto, Fabiano e Marcelo, meus diletos amigos, pela ímpar oportunidade desse convívio, amizade e recíproca admiração com esse homem, que foi, é e será uma grande referência para todos nós. Que Deus dê forças e conforte o coração de todos os familiares. Em nome de minha família, minhas sinceras condolências”, finalizou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.