30.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Fiems apresenta panorama econômico do Estado a militares do Exército

A apresentação dos números foi feita pelo coordenador da unidade de economia, estudos e pesquisas do Sistema Fiems, Ezequiel Martins

Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército participaram, que aconteceu ontem quinta-feira (15/09), de aula sobre o panorama econômico de Mato Grosso do Sul. O evento, realizado na Faculdade Senai da Construção, em Campo Grande (MS), faz parte da viagem de estudos estratégicos realizados no Estado.

Além de mostrar os principais dados do Estado, o economista falou sobre as expectativas da indústria com a operação da Rota Bioceânica e a expansão das indústrias de celulose.

Fiems apresenta panorama econômico do Estado a militares do Exército

“Até 2009, não tínhamos produção de celulose em Mato Grosso do Sul. Hoje somos a segunda maior área cultivada de eucalipto. Porém, o Estado processa o maior volume de madeira em tora para fabricação de celulose e é líder em exportação”, explicou.

Para o coronel do Exército Luiz Euclides, o Curso de Comando do Estado-Maior forma os futuros comandantes e assessores de alto nível do Exército Brasileiro. “Nós estamos no término do segundo ano de curso, são dois anos, e no próximo ano, eles estarão seguindo para diversas regiões do País para compor os estados maiores de brigada, as divisões, regiões militares e órgãos de direção geral e setorial do Exército”, explicou.

Fiems apresenta panorama econômico do Estado a militares do Exército
Ezequiel Martins

O sub-chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste (CMO), coronel Sérgio Botelho, explicou que alguns dos militares do curso serão designados para assumir postos na região. “A maioria deles vai ocupar posições nas brigadas tanto do Mato Grosso quanto do Mato Grosso do Sul, com sedes em Cuiabá, Corumbá e Dourados, e também no CMO, em Campo Grande. Eles irão assessorar nos planejamentos das operações. Então, a importância da vinda deles é ter um conhecimento maior da região, no aspecto militar, econômico e político”, ressaltou.

Fiems apresenta panorama econômico do Estado a militares do Exército
O coronel do Exército Luiz Euclides com o Coordenador da unidade de economia estudos e pesquisas do Sistema Fiems Ezequiel Martins

A Viagem de Estudos Estratégicos do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (CCEM) é uma das atividades de coroamento dos estudos estratégicos no âmbito do Curso, em que são ministradas aulas de Política, Geopolítica, Relações Internacionais e Estratégia. A viagem ocorre em todas as regiões do Brasil, com grupos de oficiais visitando as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste, Amazônicas Oriental e Ocidental, bem como o Distrito Federal. Também participam da viagem alunos do curso de pós-graduação do Instituto Meira Matos, vinculados a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Assessoria de Comunicação FIEMS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.