O evento é sem fins lucrativos e 100% do valor destinado à compra dos ingressos será revertido em ações de combate à fome pela Stop Hunger, ONG que luta contra a fome no Brasil e no mundo
Dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, tem início a segunda edição da HeartWeek Brasil, evento 100% on-line, que vai reunir importantes especialistas na temática de diferentes países para abordar a importância da coerência cardíaca (que conecta coração, mente e emoções) como ferramenta para a manutenção da qualidade de vida e a saúde de todo o organismo.
A programação do evento contém palestras entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, com palestrantes brasileiros e internacionais, referências em desenvolvimento humano tendo o coração e o seu impacto no organismo como um todo como foco do trabalho, com destaque para os americanos Rollin McCraty, do HeartMath Institute, e Jorina Elbers, especializada no tratamento de estresse crônico e trauma.
O evento não tem qualquer fim lucrativo e 100% do valor adquirido com a compra dos ingressos será revertido para a Stop Hunger Brasil, ONG que luta contra a fome, criada em 1996, nos Estados Unidos, e atuando no Brasil, desde 2003.
A ONG tem o objetivo de contribuir na melhoria da vida de pessoas menos favorecidas em todos os estados brasileiros e realiza seu trabalho por meio de campanhas contra a fome e de alimentos, oferecendo Assistência Emergencial, programas de Combate ao Desperdício de Alimentos e a Fome, Cursos de Capacitação em Gastronomia e Empreendedorismo e Hortas Comunitárias.
Para quem quiser participar, podem ser feitas contribuições conscientes a partir de R$ 100 que podem ser realizadas até o dia 1º de outubro, clicando aqui.
Sobre a HeartWeek Brasil
O evento, que teve a primeira edição em setembro de 2021, é promovido pela Comunidade Certificada HeartMath Brasil, formada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que compartilham o sistema HeartMath com indivíduos que buscam melhor qualidade de vida e bem-estar, profissionais de desenvolvimento humano, empresas e instituições das áreas de saúde e educação.
O HeartMath é um instituto nos Estados Unidos, que há três décadas estuda a ciência da sabedoria do coração, um órgão com inteligência própria e que, entre outras descobertas da ciência, envia mais informações ao cérebro do que o contrário.
O Instituto compartilha, pelo mundo, conhecimentos envolvendo a inteligência e o poder do coração e sua relação direta com os outros órgãos do corpo humano.
Roberta Moreira Lima, co-fundadora da HeartBrasil, uma das iniciativas que promovem a HeartWeek, explica que o evento é direcionado para as pessoas que querem reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, buscam aprender a gerenciar as emoções, desenvolver resiliência e conexão consigo mesmo, pretendem alcançar mais equilíbrio na vida profissional e pessoal e estão atentos a ferramentas de desenvolvimento humano e organizacional.
“Desde 1991, o HeartMath Institute desenvolve estratégias eficazes e cientificamente validadas que ajudam as pessoas a reduzir e evitar o estresse enquanto experimentam maior paz, satisfação e segurança. Pesquisas do Instituto mostram que adicionar ‘coração’ às nossas atividades e conexões diárias produz benefícios mensuráveis para o nosso bem-estar e para o bem-estar dos outros”.
A metodologia HeartMath tem como base a coerência cardíaca a coerência cardíaca, que é um estado otimizado de funcionamento do organismo humano, quando coração, cérebro e emoções estão alinhados e trabalhando em sincronia.
“É possível acessar este estado de coerência cardíaca em qualquer momento ou circunstância, por meio de técnicas simples que relacionam a respiração com os ritmos do coração e, ativando emoções regeneradoras, como amor, gratidão, e apreciação, por exemplo”, explica Roberta.
Ela ainda acrescenta que, com técnicas simples e acessíveis, a prática regular da coerência cardíaca proporciona saúde física, mental, emocional e espiritual ao indivíduo que a pratica.
“Ela reduz significativamente os sintomas de estresse e ansiedade, e aumenta a resiliência, a clareza mental e a perspectiva positiva em torno da vida. Existem resultados cientificamente comprovados que o método impacta não só quem o pratica, mas também seu entorno, porque conecta as pessoas”, conclui.
Palestrantes
Entre os palestrantes, estão nomes como Rollin McCraty, pesquisador, Ph.D e Diretor de Pesquisa do HeartMath Research Center, do HeartMath Institute. Com o tema “Novas descobertas científicas sobre a interconexão humana: o fator amor”, o psicofisiologista que já atuou como pesquisador principal em vários estudos examinando os efeitos das emoções nas interações coração-cérebro e na função autonômica, cardiovascular, hormonal e do sistema imunológico, vai compartilhar o conhecimento que acumula, além de apresentar as inovações e novidades na área.
McCraty já foi destaque em vários documentários, como I Am, The Truth, The Joy of Sox Movie, The Power of the Heart, Solar Revolution e The Living Matrix, entre outros.
A médica neurologista pediátrica, professora e diretora do Trauma Recovery Project para desenvolver programas HeartMath, Jorina Elbers também é outro destaque da programação. Especializada no tratamento de estresse crônico e trauma, como professora assistente no Hospital Infantil de Stanford, ela publicou mais de 25 artigos revisados por pares e capítulos de livros discutindo como o sistema nervoso se adapta às experiências adversas da infância.
Jorina ingressou no HeartMath Institute em 2018 para desenvolver programas HeartMath sensíveis ao trauma para profissionais de saúde, famílias, socorristas e refugiados.
Com o tema “Transformando as sombras do nosso passado em esperança para o futuro”, ela vai falar sobre como as sombras do trauma podem se esconder em muitos espaços diferentes de nossas vidas e alguns dos avanços recentes em nossa compreensão sobre o trauma e como trabalhar com o coração pode ajudar a dissolver feridas profundas do passado e liberar novas esperanças para as gerações do nosso futuro.
Outros palestrantes confirmados para o evento são: Deborah Rozman (O Coração é a ponte), Wilma Bolsoni (HeartMath e saúde mental nas empresas – o case Flow School), Jeff Goelitz (Despertando o coração dos jovens: como promover resiliência em um mundo inquieto), Fernando Gabas (O impacto da educação socioemocional e da coerência cardíaca nas escolas), Márcia de Luca (A importância da abertura do coração para encontrarmos as qualidades da alma), Dr. Mitch Abrams (O papel do coração na saúde: um paradigma global) e Howard Martin (Construindo a paz e relacionamentos felizes). Para consultar a programação completa do evento, clique aqui.
Com quase dez horas de conteúdo, a idealização do evento on-line é da Comunidade Certificada HeartMath no Brasil, com a realização da Reserva de Ideias – Marketing Consciente e do HeartMath Institute, e patrocínio da Tivoli Empreendimentos e co-patrocínio da Academia Soul.
O evento também conta com o apoio da Ease Assessoria, Projeto Posso Mudar, Coki Lab e CloudCoaching.
Coração equilibrado, corpo saudável
De acordo com a cardiologista Dra. Marina Moras, ela se depara cada vez mais com pacientes jovens buscando ajuda médica, reclamando de falta de ar, dor no peito, palpitação e aumento de pressão arterial, sintomas esses muitas vezes relacionados ao estresse e à ansiedade.
“Foi então que em 2018, depois de avaliar esses pacientes e me certificar com exames complementares de que não havia doenças cardiológicas associadas, passei a realizar um curso de treinamento de coerência aplicando a metodologia do sistema de técnicas de neuromodulação e autorregulação desenvolvidas pelo Instituto HeartMath. Esse tratamento integral, que envolve saúde física, mental e emocional, gera respostas rápidas. Em um período de 6 a 8 semanas os pacientes já percebem melhora significativa desses sintomas, além de aprenderem a gerenciar melhor as emoções e obterem maior clareza mental”, explica.
Marina ainda destaca que, ao desenvolver a habilidade de gerar intencionalmente esse estado de coerência cardíaca, os pacientes conseguem se controlar em momentos de crise de ansiedade, e com o passar do tempo, essas crises tendem a deixar de existir.
“É importante lembrar que o estresse acumulado, por exemplo, tende a aumentar a pressão arterial do indivíduo, além de piorar arritmias e liberar adrenalina e cortisol no organismo. Nesse cenário, a possibilidade de quadros de infartos aumenta significativamente”, alerta a médica.
Resultados de 2021
Em setembro de 2021, na primeira edição da HeartWeek Brasil, teve sete dias de evento, em que falaram 13 palestrantes nacionais e internacionais, e arrecadou mais de R$ 10 mil por meio das inscrições e outros apoios e 100% do valor foi doado para a Stop Hunger, que reverteu as doações em cestas básicas distribuídas no Brasil.
De acordo com Roberta Moreira Lima, a expectativa para este ano é de que as doações superem as conquistadas no ano passado. “O mais importante, no entanto, é compartilharmos os conhecimentos sobre HeartMath enquanto se apoia o combate à fome”, conclui.
Confira a agenda completa da HeartWeek Brasil 2022:
- Quinta 29/09
- 18h – 19h15
O coração é a ponte | Deborah Rozman, PhD
- 19h30 – 20h30
HeartMath e saúde mental nas empresas – o case Flow School | Wilma Bolsoni
- Sexta 30/09
- 18h – 19h
Despertando o coração dos jovens: como promover resiliência em um mundo inquieto | Jeff Goelitz
- 19h15 – 20h15
O impacto da educação socioemocional e da coerência cardíaca nas escolas | Fernando Gabas
- 20h30 – 21h30
Transformando as sombras do passado em esperança para o futuro | Dra. Jorina Elbers
- Sábado 01/10
- 10h – 11h
A importância da abertura do coração para encontrarmos as qualidades da alma | Márcia De Luca
- 11h15 – 12h15
O papel do coração na saúde: um paradigma global | Dr. Mitch Abrams
- 14h – 15h
Construindo a paz e relacionamentos felizes | Howard Martin
- 15h15 – 16h30
Novas descobertas científicas sobre a interconexão humana: o fator amor | Rollin McCraty, PhD
Sobre o Instituto HeartMath
Desde 1991, o HeartMath Institute desenvolve ferramentas confiáveis e cientificamente validadas que ajudam as pessoas a reduzir e evitar o estresse enquanto experimentam maior paz, satisfação e segurança.
Pesquisas do HeartMath Institute mostram que adicionar coração às nossas atividades e conexões diárias produz benefícios mensuráveis para o nosso bem-estar e o bem-estar dos outros.
As ferramentas e técnicas de autorregulação mental e emocional simples e fáceis de usar do HMI proporcionam benefícios no momento e por períodos prolongados, e permitem que pessoas em todos os lugares atinjam níveis maiores de equilíbrio pessoal, criatividade, percepção intuitiva e realização. A metodologia, com base nas pesquisas do Instituto, formou a base para programas de treinamento e educação em todo o mundo entre diversas culturas.
O sistema é utilizado em grandes corporações, agências governamentais e de serviço social, todos os ramos das forças armadas, escolas e universidades, hospitais e uma ampla gama de profissionais de saúde e agências de aplicação da lei. Mais informações, acesse www.heartmath.org.
Fonte: Jéssica Amaral