Com ampla experiência em projetos de descarbonização e mercado de carbono, Weller comandará globalmente as estratégias ESG e de sustentabilidade da Companhia
A JBS anunciou hoje Jason Weller como seu primeiro Chief Sustainability Officer (CSO), ou diretor global de Sustentabilidade. O executivo será responsável pela supervisão das estratégias de ESG e de sustentabilidade da Companhia globalmente.
Weller comandará a área global de sustentabilidade da empresa, compartilhando as melhores práticas com foco no desenvolvimento do plano de metas baseadas na ciência da JBS para cumprir seu compromisso de ser Net Zero até 2040, algo pioneiro no setor.
“Ser Net Zero é um grande compromisso da JBS com a sociedade. Vai gerar um grande impacto no nosso futuro ter uma pessoa do conhecimento de Jason na liderança das nossas ações de sustentabilidade”, disse Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS. “Sua experiência em mercados de carbono na agricultura e sua paixão pela vitalidade do campo o qualificam para conduzir a JBS em frente, de acordo com nosso foco em combater as mudanças climáticas e de atingir nossos ambiciosos objetivos de sustentabilidade“, acrescentou.
“Considerando o foco em aumentar a eficiência no uso de recursos naturais e nossa produtividade, os investimentos de referência no setor que estamos fazendo e nosso compromisso com a transparência, estamos confiantes de que a liderança de Jason vai ajudar a acelerar nossos esforços para criar um sistema agrícola mais sustentável”, concluiu Tomazoni.
Com ampla experiência na identificação de mercados para sequestro de carbono e em auxiliar empresas a reduzir as emissões do escopo 3, Weller vem da Truterra, onde esteve à frente do primeiro programa de crédito de carbono voltado para agricultores dos Estados Unidos, no cargo de presidente de negócio de sustentabilidade.
Anteriormente, ocupou o cargo de chefe do Serviço de Conservação de Recursos Naturais do USDA, organização que atua na conservação de terras em parceria com agricultores e pecuaristas. O executivo também desenvolveu trabalhos no Subcomitê de Apropriações da Câmara dos EUA para Agricultura, no Comitê de Orçamento da Câmara dos EUA e no Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca. Weller é bacharel em Relações Internacionais pela Carleton College e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Michigan.
“A JBS oferece uma oportunidade única de fazer a diferença em escala, em parceria com homens e mulheres que trabalham duro e que são responsáveis por garantir que tenhamos comida em nossas mesas todos os dias. À medida que enfrentamos os desafios das mudanças climáticas e o crescimento da população global, estou animado para ajudar a JBS a liderar o esforço para diminuir os impactos da agricultura e fortalecer nossa oferta global de alimentos”, declarou Weller.
Sobre a JBS
A JBS é a maior empresa de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 250 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é a maior empregadora do país, com mais de 145 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, e assumiu em março de 2021 o compromisso de se tornar Net Zero até 2040. Isso significa que a JBS vai zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, reduzindo a intensidade das emissões diretas e indiretas e compensando toda a residual. A JBS foi a primeira empresa global do setor de proteína a estabelecer esse compromisso, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.
Assessoria de Comunicação