A Copa do Mundo de 2022 será disputada no Catar, como todos sabem. O que nem todos sabem é o nível de desenvolvimento tecnológico empregado na construção dos estádios que farão parte do mundial. Claro que, um palco precisa estar à altura dos artistas que estão se apresentando, nesse caso, o futebol estará representado pelo que existe de melhor: Os principais jogadores do mundo. Os estádios, que são palcos dos jogos, fazem a sua parte e também não deixam nada a desejar aos grandes pólos futebolísticos do mundo.
Toda essa preparação não é por acaso, a Copa do Mundo é um dos eventos esportivos mais acompanhados da humanidade, sendo assistida por uma quantidade enorme de pessoas no mundo todo. Além da audiência massiva, os jogos do mundial também costumam ser muito procurados em sites como o NetBet Sport, com o volume de apostas crescendo significativamente no período em que a copa está sendo disputada. Toda essa popularidade atrai muita atenção aos países que são sede do torneio, por isso, o Catar não quer fazer feio durante a Copa.
Ao todo, foram construídos e reformados no total oito estádios especialmente para a ocasião. Todos eles possuem uma tecnologia inovadora de resfriamento por bicos de ar-condicionado ecológico (sem emissão de carbono) direcionados ao gramado, e utilizam água reciclada para irrigar áreas verdes. Além disso, todos os estádios estão localizados incrivelmente próximos uns dos outros e facilmente acessíveis por transporte público, o que permite aos torcedores a oportunidade de ver mais de um jogo em um único dia.
Veja alguns dos estádios que abrigarão os jogos do mundial.
Estádio Al Thumama
Localizado 12 quilômetros ao sul de Doha, o estádio Al Thumama entrelaça a cultura árabe por sua fachada, se inspirando nos padrões tecidos de uma Gahfiya, tradicional touca usada por homens muçulmanos na região árabe. Além de seu desenho, a área em volta do projeto explora a importância da arquitetura ecológica e contextual, buscando a certificação de quatro estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS) tanto para o design quanto para a construção. O estádio garante a economia de 40% a mais de água do que um estádio convencional, utilizando água reciclada para irrigar áreas verdes.
Lusail Iconic Stadium
Localizado a 20 quilômetros do centro de Doha, no extremo norte da Linha Vermelha de Metrô, o estádio Lusai é o maior dos oito que abrigarão a Copa. Possui capacidade para 80 mil pessoas (que será reduzida para 20 mil pessoas uma vez terminado o torneio, com os assentos doados a países em desenvolvimento).
Estádio Al Bayt
Este estádio foi construído no litoral nordeste do país, a 35 quilômetros da capital, Doha, seguindo a forma das tendas dos beduínos. O local será palco da abertura da Copa do Mundo, com o jogo entre a seleção anfitriã contra o Equador no dia 20 de novembro.
Estádio Al Janoub
O Al Janoub está localizado em Al Wakrak, uma área a 23 km ao sul de Doha, habitada há relativamente pouco tempo. O estádio, desenvolvido por uma das empresas de arquitetura mais famosas e prestigiadas do mundo (a Zaha Hadid Architects), abrigará jogos até as quartas de final.
Education City
Situado em um centro vibrante de conhecimento e inovação, o estádio Cidade da Educação é cercado de instalações acadêmicas e organizações esportivas. Devido à sua localização particular na Cidade da Educação, a estrutura foi desenhada com grande foco em acessibilidade.
Por Antenor Junior