Homem foi detido pela Policia Militar ao promover desordem é intimidar eleitores na porta de escola, “Vote em Lula, Vote em Lula, eu não tenho medo da polícia”
Neste domingo (30), por volta das 9h20min uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para comparecer a Escola Municipal Olyntho Mancini, onde segundo relato de um policial militar que fazia a segurança do local, uma pessoa estava gritando, intimidando pessoas a votar em seu candidato.
O autor se encontrava na frende da escola e começou gritar: “Vote em Lula, Vote em Lula, eu não tenho medo da polícia”, sendo necessário ser preso e conduzido para a Delegacia da Policia Federal para providências Cabíveis.
O autor do crime foi conduzido sem uso de algemas no compartimento de segurança da viatura policial, sem lesão corporal.
Lembrando que o boca de urna é crime, e a pena para este crime pode variar de seis meses a um ano de detenção, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade e multa no valor de até R$ 15.961,50. O ato ilícito está previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e na Resolução TSE nº 23.610, que define as regras da propaganda eleitoral.
As penalidades podem ser aplicadas tanto para eleitores quanto para representantes de partidos ou candidatos.