A delegação sul-mato-grossense é organizada e coordenada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte)
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2022 começaram nesta quarta-feira dia (02), no Rio de Janeiro (RJ), e os estudantes-atletas de Mato Grosso do Sul já entraram em ação, no futsal e vôlei de praia.
Na modalidade de areia, Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, que chegaram à final no ano passado, iniciaram a competição estudantil com vitória.
A chuva fina ininterrupta e o vento frio que tomaram conta da Cidade Maravilhosa, no feriado de Finados, não desanimaram as campo-grandenses Ana Beatriz e Beatriz.
As meninas, que vestem o uniforme da Escola Sesi, venceram as mineiras do Colégio Educare Betim, por 2 sets a 0 (21×14 e 21×16), em arena montada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
Também no vôlei de praia, Felipe Costa e João Victor Maciel (Escola Sesi) foram derrotados, por 2 sets a 0 (21×8 e 21×8), para a dupla sergipana do Instituto Dom Fernando Gomes, mas ainda têm chances de classificação.
Levando o nome da Escola Municipal Indígena Adriano Pires, localizada na Aldeia Pirajuí, em Paranhos, as meninas do futsal feminino empataram em 2 a 2 contra a Escola Municipal Dr. Mário Vello Silvares, do Espírito Santo.
Os gols da equipe de Mato Grosso do Sul foram marcados por Maikely Duarte e Julieta Montiel.
O primeiro dia de JEB’s também foi reservado ao treinamento oficial de pódio e escalonado da ginástica artística.
Oportunidade para os ginastas sul-mato-grossenses Brian Colombelli, André Ribeiro, Ana Luiza Reis, Maria Eduarda Haddad e Julia Campos aliviarem o “frio na barriga” e entrarem no clima da competição.
As provas da modalidade ocorrerão no Velódromo do Parque Olímpico.
Devido a bloqueios antidemocráticos nas rodovias brasileiras e ao cancelamento de vários voos com destino à capital fluminense, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que organiza o evento, adiou a programação de todas modalidades individuais deste bloco (judô, karatê, taekwondo e xadrez) e algumas disputas das coletivas (basquetebol, futsal e vôlei de praia) previstas para esta quarta-feira dia (02).
No entanto, a partir desta quinta-feira dia (03) a competição será normalizada e todos os estudantes-atletas entrarão em ação.
Os JEB’s
O evento, voltado a estudantes-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, segue até 15 de novembro, e ainda terá na programação mais oito modalidades:
- Atletismo,
- Badminton,
- Ciclismo,
- Ginástica rítmica,
- Handebol,
- Natação,
- Tênis de mesa,
- Voleibol e
- Wrestling (luta olímpica).
A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como:
- Surfe;
- Skate;
- Breakdance.
Somando-se todas as etapas da competição, a delegação de Mato Grosso do Sul conta com 257 pessoas, sendo 202 atletas, 35 técnicos, nove auxiliares técnicos, nove oficiais e dois fisioterapeutas.
Os demais blocos são:
- 5 de novembro (tênis de mesa);
- 8 de novembro (ciclismo, natação, atletismo, atletismo adaptado, badminton, handebol, voleibol);
- 9 de novembro (wrestling e ginástica rítmica).
O principal palco de disputas é o Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
A Universidade da Força Aérea (Unifa) e o Complexo Esportivo de Deodoro também receberão a garotada.
Todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022 serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da CBDE no YouTube (clique aqui para acessar).
Assessoria de Comunicação da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul