O comércio de Mato Grosso do Sul, que vem contratando trabalhadores temporários desde o final de Outubro, deverá fechar o ano com cerca de 20 mil novos profissionais para reforçar as vendas de Natal.
A estimativa é da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS, que tem feito um acompanhamento dessa evolução do mercado junto ao próprio setor, em contato com trabalhadores e empresas.
“Não temos dúvida de que teremos um final de ano com a economia bem aquecida, principalmente com a introdução de milhões de reais referentes ao pagamento do 13º salário dos trabalhadores, tanto da iniciativa privada como pública”, ressalta Douglas Rodrigues Silgueiro, presidente da Fetracom-MS.
A estimativa de 20 mil novos profissionais no mercado até o final do ano se deve, segundo ele, a esse acompanhamento de perto do mercado, desenvolvido também pelos inúmeros sindicatos de empregados no comércio das principais cidades de Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, por exemplo, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Carlos Sérgio dos Santos, estima que serão contratados 6 mil profissionais de vendas. Grandes municípios como Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Miranda, Paranaíba, Coxim e tantas outras, também estão criando milhares de oportunidades de emprego no comércio.
Douglas Silgueiro também acredita que muitos desses profissionais acabarão sendo efetivados no quadro das empresas porque a economia deverá melhorar cada vez mais a partir de 2023, com a posse do presidente Lula.
Assessoria de Comunicação Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS