Na oportunidade, houve ainda distribuição de mudas de plantas em parceria com a empresa Morhena e distribuído brindes para as crianças além de pipoca e algodão doce
Com a proposta de intensificar as ações voltadas à educação, preservação e conscientização ambiental principalmente entre as novas gerações através das crianças, adolescentes e jovens, estudantes de Bataguassu foram contemplados no dia 29 de novembro, com a apresentação do espetáculo teatral “Navegantes”.
A atividade faz parte da parceria entre Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal do Meio Ambiente e empresa Sanesul, que tem oportunizado momentos de reflexão com relação a temática meio ambiente por meio do teatro.
De acordo com a superintendente municipal do Meio Ambiente, Camila Bachega, cerca de 430 alunos de escolas públicas e particular, da Educação Infantil até o Ensino Médio participaram da atividade.
“Conseguimos a apresentação do espetáculo por meio da parceria com a Sanesul para trabalharmos com nossos alunos sobre a importância da reflexão e conscientização ambiental sobre os problemas que afetam a natureza, oportunizando uma provocação da sociedade com relação às temáticas ambientais”, destacou a superintendente.
A peça teatral “Navegantes” conta a história da peixinha Douralis e sua aventura para conhecer o mar, fazendo uma viagem pelos rios brasileiros, mostrando a vida dos animais debaixo d’água ante a degradação ambiental.
O espetáculo divertido, interativo e cheio de surpresas faz uma mistura de teatro de rua, bonecos e atores, que encanta e emociona pessoas de todas as idades.
É um passeio por riachos, rios e mares, mostrando a vida debaixo da água, com todos seus encantos e problemas, ressaltando a importância do saneamento básico para a preservação da natureza e da saúde dos seres humanos e animais.
O texto e a direção da peça são de Lu Bigatão Rios.
“Contando a história dessa viagem, a gente vai falando dos principais problemas que atravessam a natureza com a questão da água e de como esse peixinho vivencia as nossas ações: o desmatamento, o assoreamento, o lixo, a pesca predatória”, destaca a diretora da peça.
Participaram da atividade, os alunos da Escola Municipal “Pedro Domingues de Figueiredo e Escola Estadual “Ladislau Deak Filho”, ambas localizadas no Distrito de Nova Porto XV; Centro Educacional Juventude do Amanhã (Ceja), Escola Municipal do Campo “Professora Maria da Conceição”, no Assentamento Santa Clara e atendidos pelo Projeto Florestinha, parceria entre Polícia Militar Ambiental e Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Estiveram presentes na atividade, diretores das escolas, corpo docente e equipe da Sanesul.
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Bataguassu