25.1 C
Três Lagoas
domingo, 21 de julho de 2024

Equipe de Robótica da Escola Sesi desenvolve programa de controle de energia para disputar competição internacional

“É importante valorizarmos o projeto desenvolvido pelas equipes de robótica, porque acreditamos numa educação tecnológica e essa é uma prática recorrente do Sesi

A equipe de robótica dos alunos Escola Sesi de Campo Grande, Capitech, apresentou, nesta quinta-feira (15), ao chefe de gabinete da presidência do Sistema Fiems, Robson Del Casale, tecnologia desenvolvida para controle de gasto de energia elétrica.

Trata-se da Calculadora Gráfica de Gastos Elétricos, um dos produtos apresentados no Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge, prevista para ser realizadas em fevereiro.

Para Robson Del Casale, o trabalho dos alunos demonstra o compromisso da Escola Sesi com a formação de cidadãos inovadores.

“É importante valorizarmos o projeto desenvolvido pelas equipes de robótica, porque acreditamos numa educação tecnológica e essa é uma prática recorrente do Sesi, justamente, para que possamos formar essas crianças preparadas para uma educação do futuro”.

De acordo com o professor responsável, Edgar dos Santos Gomes, o foco é a competição, em fevereiro, onde também será apresentando um robô desenvolvido pela equipe.

“No projeto se trata de um simulador de um aplicativo que mostra quanto a pessoa está gastando de energia na casa dela, porque não temos esse controle. Só sabemos o valor da conta, quando a conta chega”, explicou.

Segundo ele, através do controle dos gastos é possível economizar energia e contribuir para práticas mais sustentáveis.

Fazem parte da equipe Capitech os alunos Manuela Zandonadi, Felipe de Souza, Giovanna Nantes, Larissa Palácios, Luiz Roberto Leal e Thiago Yonaka.

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada.

Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.

Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos.

O Sesi recomenda o número mínimo de quatro competidores por equipe.

A categoria Challenge da FIRST LEGO League é operacionalizada, no Brasil, pelo Sesi, desde 2004.

O programa tem ainda outras duas categorias, que são operacionalizadas, no Brasil, pela Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação: Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos).

Assessoria de Comunicação Sistema FIEMS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.