Adoção do QR Code evita a geração de cerca de 15 toneladas de resíduos por ano nas operações e permite acompanhamento em tempo real pelos clientes
A Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, está avançando para tornar a sua cadeia logística ainda mais sustentável.
Por meio de um novo sistema de monitoramento de temperatura via satélite dos seus caminhões refrigerados, com o uso de QR Codes, o negócio evita a emissão de mais de 15 toneladas (ton) de resíduos ao ano, principalmente plástico.
Mais recentemente, esse sistema de monitoramento passou a ser compartilhado com os clientes, que passaram a ter dados mais precisos e salvos em sistema.
De acordo com a Friboi, a troca de termógrafos descartáveis pelos QR Code tem evitado 13,5 ton de plástico, 0,6 ton de papel e 1,5 ton de metal.
Isso porque, em todo final de cada entrega, os termógrafos precisavam ser descartados.
Além de reduzir a geração de resíduos, cerca de 30 ton de gás carbônico (CO2) deixam de ser emitidas por ano para a atmosfera com o novo sistema. Essa substituição também promove a redução do uso de 1 milhão de litros de água.
O monitoramento de temperatura via satélite, iniciado pela JBS em 2013, visa garantir a qualidade do transporte do produto resfriado/congelado ao longo de toda a viagem, permitindo a atuação do motorista e da empresa de monitoramento de forma imediata em casos de desvios de temperatura.
Esse método de controle pelo QR Code facilita o acesso à informação pela empresa e pelo cliente, que é disponibilizada de forma atualizada e digitalmente, e não mais por fita gráfica de papel (termógrafo).
“Com o monitoramento, nossos transportadores e clientes podem acompanhar as informações de nossa cadeia logística a partir do celular. Isso traz ainda mais agilidade e modernidade ao processo, sem haver qualquer dano à segurança”, destaca Gilmar Schumacher, diretor de Logística da Friboi.
Essa tecnologia está disponível nos caminhões de grande porte usados na operação da empresa.
Toda a operação ocorre em parceria com a empresa Opentech, que faz a integração dos rastreados nos veículos de transporte frigorífico.
O processo passa também por análise da equipe de qualidade da Friboi.
“Nossa equipe verifica as especificações dos equipamentos para assegurar a eficácia desse monitoramento, além da realização de testes e medições de temperatura para garantir a segurança da informação e a qualidade do produto final”, explica Maria Emília Raucci, diretora de Qualidade da Friboi.
Mariana Mattos, gerente de CRM, e Klever Vendrame, gerente de Logística da Friboi, explicam que esta mudança permite vários benefícios para a companhia, clientes, consumidores, parceiros e comunidade.
“Conseguimos dar ao motorista controle pela carga e para o cliente o acompanhamento digital da informação do produto”, diz Vendrame. “Garantimos a qualidade do produto final aos nossos consumidores com ação imediata durante os desvios e à comunidade a garantia de um avanço com a sustentabilidade”, completa Mattos.
Essa iniciativa se soma a outras ações da Friboi para descarbonizar as suas operações logísticas.
Recentemente, a Companhia anunciou a ampliação da sua frota de caminhões 100% elétricos refrigerados, de 10 para 53 veículos, até janeiro de 2023.
Com a iniciativa, a companhia reforça a distribuição sustentável dos seus produtos, em viagens locais dentro de centros urbanos, para os seus clientes em 10 estados brasileiros.
A ampliação da frota permitirá que a Friboi deixe de emitir cerca de 1,6 mil ton de CO2 por ano na atmosfera.
Sobre a Friboi
Líder de mercado no Brasil e com mais de seis décadas de história, a Friboi revolucionou o segmento de proteína animal ao “descomoditizar” a carne bovina.
Presente em mais de 150 países, conta com 36 unidades produtivas no país, responsáveis por produzir um dos portfólios mais completos do setor, que são comercializados sob as marcas Friboi, Reserva Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, 1953 Friboi e Swift Black.
A empresa também conta com programas customizados para clientes do varejo e atacado, como o Friboi +, seu Açougue Nota 10, presente em mais de 2.100 lojas e que segue o mesmo padrão de serviço e atendimento, garantindo a melhor exposição dos cortes, apoio na gestão e melhoria na lucratividade do lojista.
Em reconhecimento ao alto padrão de qualidade de seus produtos, a Friboi mantém importantes conquistas, como o selo “A Carne mais vendida no Brasil”, chancelado pela consultoria Nielsen.
A Friboi foi certificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como de Alto Renome.
O selo conferido à marca garante a exclusividade de uso em qualquer segmento de atuação e garante critérios como o reconhecimento e a reputação associada à qualidade.
O reconhecimento também foi reforçado com o título da Top of Mind 2021, como a marca de carne mais lembrada pelo consumidor brasileiro.
Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos.
Pela frente social, a Friboi apoia o projeto Instituto Chefs Especiais desde 2013 e também é uma das patrocinadoras da Taça das Favelas, organizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e considerada a maior competição entre comunidades do mundo.
Sobre a JBS
A JBS é a maior indústria de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 250 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros.
No Brasil, a JBS é a maior empregadora. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países.
A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.
A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, e assumiu em março de 2021 o compromisso de se tornar Net Zero até 2040.
Isso significa que a JBS vai zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, reduzindo a intensidade das emissões diretas e indiretas e compensando toda a residual.
A JBS foi a primeira empresa global do setor de proteína a estabelecer esse compromisso, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.
JBS – Atendimento à Imprensa