Foram destaques de janeiro o avanço da estrutura que vai interligar todo o sistema de fluidos e energia elétrica da fábrica (pipe-rack) e os cursos de capacitação para mulheres e Pessoas com Deficiência (PcDs), em linha com o plano de diversidade da Suzano
As obras de construção da nova fábrica de celulose da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Ribas do Rio Pardo (MS), seguem o cronograma com importantes avanços registrados até janeiro de 2023. O andamento das frentes de trabalho pode ser conferido em novo vídeo divulgado pela empresa por meio do link https://bit.ly/video-status-obra.
O principal destaque do mês é o avanço da montagem dopipe-rack, com a liberação para execução dos preparativos envolvendo o lançamento de cabos de 138 kV até a Casa de Força. Essa estrutura é composta pelo conjunto de vigas e colunas metálicas que apoiam as tubulações e bandejas elétricas, interligando todo o sistema de fluidos e energia elétrica da fábrica.
Além disso, é possível observar no vídeo o início da montagem eletromecânica da área do preparo de cavacos e o estágio avançado dos prédios da linha de fibras, da casa de máquinas extratoras e da estrutura metálica das Caldeiras de Recuperação e Força. Outra instalação bem adiantada é a Estação de Tratamento de Água das Caldeiras (ETAC).
Também são destaques os cursos de capacitação para mulheres e Pessoas com Deficiência (PcDs), em consonância com o plano de diversidade da Suzano, e a parceria firmada com o Governo do Estado para atendimento a agricultores familiares, entre outras ações realizadas com os trabalhadores da obra.
Projeto Cerrado
Anunciado em maio de 2021 e confirmado pelo Conselho de Administração da Suzano no início de novembro do mesmo ano, o Projeto Cerrado receberá investimento total de R$ 19,3 bilhões e, no pico das obras, deverá gerar cerca de 10 mil empregos diretos. Prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2024, a nova fábrica – que será a unidade mais competitiva da Suzano –, vai produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, empregando 3 mil pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial, e movimentando toda a cadeia econômica da região.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Performa Comunicação