24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Prefeitura realiza atividades alusivas ao ‘Dia Mundial do Rim’ em Bataguassu

Para marcar em Bataguassu o “Dia Mundial do Rim”, nesta última quarta-feira, 8 de março, a prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma série de atividades no centro da cidade que se iniciou às 16h30 (horário de Brasília), na praça Jan Antonin Bata (praça do Peixe), ação é alusiva ao Dia Mundial do Rim comemorado neste mês de março.

Prefeitura realiza atividades alusivas ao 'Dia Mundial do Rim' em Bataguassu

Na ação promovida pela secretaria de Saúde municipal foram disponibilizados gratuitamente para a população aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, cálculo de IMC, (Índice de Massa Corpórea), orientação médica e nutricional, orientações sobre a saúde dos rins.

“Os exames ofertados na ação pretende, identificar a doença renal crônica que pode estar associada a duas doenças de alta incidência na população brasileira: hipertensão arterial e diabetes, como o rim é um dos responsáveis pelo controle da pressão arterial, quando ele não funciona adequadamente há alteração nos níveis de pressão, a mudança dos níveis de pressão também sobrecarrega os rins, portanto, a hipertensão pode ser a causa ou a consequência da disfunção renal, e seu controle é fundamental para a prevenção da doença, já a diabetes pode danificar os vasos sanguíneos dos rins, interferindo no funcionamento destes órgãos, que não conseguem filtrar o sangue corretamente, mais de 25% das pessoas com diabetes tipo I e 5 a 10% dos portadores de diabetes tipo II desenvolvem insuficiência renal, outras causas são: nefrite (inflamação dos rins), cistos hereditários, infecções urinárias frequentes que danificam o trato urinário e doenças congênitas”, explica o secretário municipal de Saúde de Bataguassu, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior.

Prefeitura realiza atividades alusivas ao 'Dia Mundial do Rim' em Bataguassu

As ações, gratuitas, foram promovidas pela prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde, contando com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos. Estes profissionais continuam à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas sobre a doença renal. Além disso, serão distribuídos materiais educativos.

O prefeito de Bataguassu Akira Otsubo esteve pessoalmente acompanhando os trabalhos da secretaria de saúde e participou como paciente, tendo sua pressão arterial aferida por um profissional que atuava na ação, “tudo normal” disse o prefeito em tom de brincadeira.

O intuito da ação também é alertar para o uso indiscriminado de medicamentos que prejudicam os rins, além de identificar possíveis pessoas com sinais da doença e encaminhá-las precocemente para tratamento multidisciplinar especializado na rede pública de saúde.

No Brasil, de acordo com dados fornecidos pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, mais de dez milhões de pessoas têm problemas renais em diferentes estágios de evolução e a maioria delas desconhece estar doente. Segundo a SBN, mais de 93 mil pessoas fazem hemodiálise no Brasil, sendo 85% dos tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Prefeitura realiza atividades alusivas ao 'Dia Mundial do Rim' em Bataguassu

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.