27.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Prefeitura de Brasilândia emite Nota Oficial e esclarece ações de combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem por meio deste esclarecer sobre a falta de inseticida para o uso nos fumacês. O Governo Federal por meio do Ministério da Saúde é o único e responsável pela a aquisição do insumo básico para o uso no Ultra Baixo Volume (UBV).

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a falta deste inseticida está a nível nacional.

Embora o Município de Brasilândia tenha recurso financeiro para a compra do inseticida, essa ação não pode ser feita, pois depende do Ministério da Saúde para autorização e envio do produto.

Adeliza Abrami, secretária da pasta, explicou que antes do Ministério da Saúde fazer a aquisição dos inseticidas para repassar aos estados e municípios, os insumo passam por várias análises como forma de garantir a sua eficácia na eliminação do vetor e que não prejudicará o meio ambiente. “O Ministério da Saúde está em fase final de aquisição dos inseticidas e em breve será liberado o repasse para todos os Municípios”, explicou.

A recomendação neste momento é o trabalho intensificado nas orientações sobre o combate, bem como ações de manejo ambiental, para diminuir a proliferação do mosquito na Cidade.

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias estão atualmente realizando as visitas domiciliares, palestras nas escolas para sensibilizar toda a população e o Município está com uma equipe contratada na realização do Mutirão de Limpeza para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.