32.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Pacheco finalmente instala CPMI do 8 de Janeiro, após longa enrolação

Comissão irá investigar atos de vandalismo contra sedes dos Poderes

Após longo período de enrolação, quando inclusive passou vergonha diante dos parlamentares, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), finalmente oficializou, na tarde desta quarta-feira (26), a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar responsabilidades pelos atos criminosos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Poderes da República foram destruídos na tentativa de destituir o presidente Lula (PT).

Com o ato de leitura do requerimento de criação da chamada CPMI dos atos golpistas, Pacheco instalou o colegiado enviou o documento para publicação.

O próximo passo é que cada bloco partidário enviem indicações dos 16 deputados e 16 senadores que integrarão a investigação que deve durar 120 dias até a entrega de seu relatório final. E lideranças de oposição e de partidos governistas prometem agilidade para apresentar os nomes dos membros da CPMI.

Em banho-maria desde os dias seguintes aos ataques, a CPMI foi destravada pela divulgação de imagens do comportamento de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ciceroneando criminosos que invadiram o Palácio do Planalto. Sem pressão da Presidência da República, que demitiu o comandante do GSI, coronel Gonçalves Dias, governistas passaram a defender a investigação que travavam, para se defender das suspeitas de omissão na segurança da sede do governo federal.

Veja o momento da leitura do ato:

Diário do Poder

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.