A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal definiu como prioridade uma emenda parlamentar de R$ 20 milhões para as obras de adequação da rodovia BR-267, entre Bataguassu e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul. São 101 quilômetros que passarão por restauração.
A emenda está na quinta posição em uma lista com outras oito. O anúncio foi durante reunião do colegiado na semana passada.
Em 2021, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) licitou o projeto executivo da obra, que só foi confirmada em fevereiro de 2023 pelo governo federal.
Será feita a revitalização completa do pavimento do trecho de 101 quilômetros da rodovia, implantação de acostamento com 2,5 metros nos dois lados e ainda 15 quilômetros de terceira faixa nos pontos de serra. Além disso, estão previstas melhorias nas intersecções e em locais de visibilidade comprometida.
Parte da via será privatizada, no pacote de relicitação da BR-163, que foi dividida em dois lotes. A Rota do Tuiuiú inclui a 163 entre Campo Grande e Mundo Novo e a BR-267 entre Nova Alvorada do Sul e Bataguassu.