Por Jefter Guerra
Três Lagoas é considerada o município do Estado de Mato Grosso do Sul como a capital mundial da celulose, uma das matérias primas encontradas na planta de eucalipto e nos troncos de madeira de outras árvores, com a de pinus, que, sendo produzida em fibras, ganham diversos papéis importantes na indústria e no dia a dia do ser humano.
Atualmente existem três linhas de celulose em Três Lagoas, sendo duas da empresa Suzano e uma da Eldorado Brasil. Só a unidade da Suzano, produz 3,250 mil toneladas/ano, e a empresa Eldorado, 1,832 milhões de toneladas/ano, totalizando 5,082 milhões de toneladas de celulose/ano, o que leva a cidade a passar do Chile na produção de celulose.
Mas também existe uma fábrica em construção no município de Ribas do Rio Pardo, com cronograma adiantado com previsão de conclusão em 2024.
E outra fábrica, no município de Inocência, está em projeto, uma vez que já se tem a área e as tratativas iniciaram para sua construção. Mas falta ainda obedecer a várias etapas para finalmente iniciar as obras que deverão acontecer em 2024.
Mas o que se sabe mais sobre a celulose? Qual a importância dessa matéria prima para o nosso dia a dia?
Sabe o papel higiênico; lenços faciais, lenços umedecidos, guardanapos, absorventes, fraldas, protetores diários, papelão ondulado, sacos de papel, papel cartão, sacolas, embalagens e copos de papel utilizados por você e pessoas do mundo inteiro no dia a dia, pois é, eles fazem parte da lista de uma gama produtos feitos através da celulose. A indústria da cosmética e da beleza também está integrando, cada vez mais, o uso da celulose.
E da celulose também pode ser produzido remédios, comida e a roupa que usamos. E se quimicamente modificada, dela se originam substâncias usadas na fabricação de plásticos, sorvetes, emulsionantes, espessantes e estabilizantes de alimentos industrializados (como hambúrgueres e queijo ralado), adesivos, biocombustíveis, materiais de construção e por aí vai.
Atualmente no Brasil algumas empresas no setor são capazes de produzir e fornecer três diferentes tipos de celulose: fibra curta (eucalipto), fibra longa (pinus) e a fluff.
Mas qual a diferença desses tipos de celuloses?
A celulose de fibra curta é retirada da madeira de eucalipto de florestas 100% plantadas e certificadas por órgãos ambientais do mundo inteiro. Dela, são produzidos os papéis de imprimir e escrever, papel higiênico, lenços faciais, guardanapos, entre outros.
Celulose fibra longa
Já a celulose de fibra longa, é mais resistente e tem mais capacidade de absorção, sendo a solução ideal para a produção de papéis dos segmentos de tissue, embalagens e papéis especiais.
Celulose fluff
E por último, não menos importante, existe a celulose fluff, retirada a partir da fibra longa de pinus, uma espécie de árvore originária do hemisfério norte, plantados em florestas brasileiras e fabricada em larga escala. Dela, se fabrica produtos como: absorventes higiênicos, fraldas, lenços umedecidos e protetores diários.
E o porquê o MS é referência mundial?
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Mato Grosso do Sul tem capacidade de produzir mais 5 milhões de toneladas de celulose por ano.
O volume já coloca o estado como um dos maiores produtores mundiais. E se fosse um país, o MS seria o 11º produtor mundial, conforme a FAO.
A produção no Estado só é superada somente pelos Estados Unidos, o próprio Brasil, o Canadá, a China, a Suécia, a Finlândia, a Rússia, a Indonésia e o Japão.