32.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Antigos aliados, MDB e PSDB de MS buscam reaproximação para eleições de 2024

Lideranças do MDB se reuniram com a cúpula do PSDB e firmaram um acordo para 2024, em que um dos partidos deixa de concorrer se um deles tiver o candidato mais competitivo ou disputam entre si, sem ataques. O encontro aconteceu na última segunda-feira (15).

O deputado estadual Junior Mochi, presidente estadual do MDB em Mato Grosso do Sul, disse que cada município será avaliado da melhor forma possível. O emedebista diz que o fato de uma união com os tucanos não tem definição obrigatória em determinadas cidades do Estado.

 “Tivemos o primeiro encontro, agora vamos discutir com os municípios. Essa definição não nos obriga a deixar de candidaturas locais. É um encaminhamento que vamos ouvir todos os casos. Alguns lugares não vão ter jeito. Existe uma rivalidade tão grande que tem que deixar. Onde não dá, não dá, mas o lugar que for possível, vamos nos juntar”, afirmou o deputado.

Antigos aliados, MDB e PSDB de MS buscam reaproximação para eleições de 2024

Mochi ainda explicou que tudo ficará mais definido depois das eleições dos diretórios municipais que devem encerrar no final de junho.

“Vamos entrar em discussão. Até o final do ano ou início de 2024 vamos definir todos os municípios. Temos eleições dos diretórios municipais do dia 27 de maio a 30 de junho. Depois dos novos diretórios eleitos, nós vamos chamar os municípios e discutir a parceria”

Mochi confirmou que deixa a presidência estadual este ano e o ex-senador Waldemir Moka é o nome de consenso para sucedê-lo.

“Começamos a construção e agora vamos estar discutindo. Fechou o alinhamento geral, mas não quer dizer que em algumas divergências. A ideia é mapear todos os municípios. Ver onde podemos estar juntos e onde não podemos. Agora o Moka que vai assumir a presidência e eu me afasto da direção. Sigo meu mandato como deputado e contribuindo. Vários diretórios municipais têm uma ligação comigo e vamos fortalecer”, disse.

Durante uma agenda realizada nesta semana em Campo Grande, o ex-governador e presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, disse que conversa com o MDB para firmar uma aliança entre os partidos que já foram aliados há duas décadas e ficaram em lados opostos nos últimos anos.

Antigos aliados, MDB e PSDB de MS buscam reaproximação para eleições de 2024

“Tenho conversado com o [ex-governador] André Puccinelli, com o [ex-senador Waldemir] Moka e com os três deputados do MDB [Renato Câmara, Marcio Fernandes e Junior Mochi], inclusive com a Simone, que foi candidata pelo partido à Presidência [da República]. Estamos amadurecendo um bom diálogo”, disse Reinaldo.

ANTIGOS ALIADOS, PSDB e MDB SE REAPROXIMAM EM MS

Até a década de 1990, PSDB e o então PMDB eram aliados. Em 1998, os tucanos lançaram Ricardo Bacha ao Governo do Estado, com o peemedebista Humberto Teixeira como vice.

Em 2012, a aliança acabou com a candidatura de Reinaldo à prefeitura de Campo Grande. Uma reaproximação acabou acontecendo de forma forçada, quando o então governador nomeou Eduardo Rocha como secretário de Estado da Casa Civil, em 2021.

Foto capa: Rede Agora/Data Afonso

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.