A fábrica seria uma filial da cervejaria Cidade Imperial Petrópolis, do Estado do Rio de Janeiro, que pretende fabricar 10 milhões de litros por ano de cervejas e chopes
Três Lagoas é conhecida por suas gigantes fábricas de celulose. Uma das maiores potências econômicas de Mato Grosso do Sul também já quase teve uma fábrica de cerveja instalada no município.
Nesta semana, o Grupo Heineken fez a divulgação que a empresa vai construir uma fábrica no interior de Minas Gerais. A instalação vai render muito investimento e também futuramente deve gerar milhares de empregos na região.
PROJETO DE LEI
Algo parecido estava previsto para acontecer em Três Lagoas, quando a empresa Cidade Imperial, que produz a cerveja Império, iria construir uma fábrica na cidade. Na época do anúncio, em 2018, o investimento era de R$ 300 milhões e após a conclusão geraria em torno de 300 empregos.
A fábrica seria uma filial da cervejaria Cidade Imperial Petrópolis, do Estado do Rio de Janeiro, que pretende fabricar 10 milhões de litros por ano de cervejas e chopes. O volume a ser fabricado em Três Lagoas, somado com o produzido na matriz, alcançará a 2% do mercado nacional da bebida. A cervejaria tinha a previsão de iniciar a produção na cidade em julho de 2020.
Na época, a empresa chegou a investir na compra de 222 caminhões. A Câmara Municipal de Três Lagoas também chegou a sancionar um PL (Projeto de Lei), o qual destinava uma área de 320 mil metros quadrados para a instalação da cervejaria no município.
Conforme a lei, as edificações deveriam ter início em até oito meses após promulgação da lei, tinham um prazo no máximo 32 meses para conclusão.
INVESTIMENTOS EM MINAS
A unidade do Grupo Heineken vai instalar a fábrica no município de Passos, onde investirá cerca de R$ 1,8 bilhão na nova unidade, com geração de 350 empregos diretos e 11 mil indiretos. O início das operações está previsto para 2025.
Segundo representantes do grupo cervejeiro, a escolha de Passos se deve à disponibilidade hídrica, desenvolvimento socioeconômico e facilidade logística para o abastecimento do estado de Minas Gerais e da região Sudeste.
O grupo de Cervejarias inclui as marcas Heineken, Sol, Kaiser, Bavaria, Amstel, KirinIchiban, No Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn e Glacial, além das bebidas não alcoólicas Schin Tônica, Skinka, Itubaína e Viva Schin, perfazendo o total de 15 cervejarias em todo o Brasil.