33.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Catedral Coração de Jesus espera mais de 2 mil pessoas para celebrar Corpus Christi em Três Lagoas

Bispo Diocesano Dom Luiz Knupp convida a todos os fiéis para comemorarem esta data especial para a Igreja Católica

Por Jefter Guerra

A Catedral Coração de Jesus espera mais de 2 mil pessoas para celebrar a Santa Missa e a Procissão Eclesiástica de Corpus Christi na próxima quinta-feira, 8, que inicia a partir das 6 horas da manhã.

Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e essa data lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”.

Em entrevista exclusiva ao portal Perfil News, o Bispo Diocesano Dom Luiz Knupp falou sobre a importância da data para a igreja católica e como serão os preparativos antes e durante ao evento eclesiástico.

Catedral Coração de Jesus espera mais de 2 mil pessoas para celebrar Corpus Christi em Três Lagoas

“Para a igreja católica esse é um momento de testemunho de fé. A celebração expressa a presença real de Jesus na Eucaristia, ou seja, na hóstia consagrada. E Jesus está realmente ali na hóstia que é transubstanciado no seu sangue. E esse momento é pronunciado pelo papa e pelo bispo quando o pão deixa de ser pão para tornar-se o corpo de Cristo, e o vinho, deixa de ser vinho, para ser o sangue Dele”.

Segundo o Bispo Dom Luiz Knupp, para a celebração de Corpus Christi será realizada uma procissão que percorrerá as vias públicas da cidade com o corpo de Cristo, representada pela hóstia quando se é dado o testemunho de fé dos fiéis da igreja Católica.

“Nós acreditamos que na hóstia está Jesus, e Ele alimenta quem come deste pão que viverá eternamente. Sendo seu corpo, a verdadeira comida, e seu sangue, a verdadeira bebida. E todo discurso que Jesus se auto apresentou no evangelho de São João”

Durante o evento, segundo o Bispo, todas as 30 igrejas de Três Lagoas, sendo cinco paróquias e suas capelas localizadas nas comunidades próximas, irão participar da solenidade.

PROGRAMAÇÃO

A programação na Catedral Coração de Jesus inicia com uma missa às 6 da manhã e outra às 17 horas com uma adoração a Jesus Eucarístico dentro da igreja.

“Mas antes das solenidades, pela madrugada, as comunidades próximas se unem para enfeitar as ruas da cidade por onde passará Jesus presente na Eucaristia durante a procissão”, explica o bispo.

A procissão inicia na Catedral e vai até em frente a igreja Santo Antônio, diante da praça da bandeira.

“Então todos os nossos fiéis estão convidados a celebrar conosco essa fé que pretende reunir uma grande multidão durante as missas e procissão”.

Para as missas, o bispo disse que colocará cadeiras e um telão para que, quem ficar do lado de fora da Catedral, possa acompanhar a celebração.

“E este ano, esperamos que venham mais pessoas do que nos anos anteriores. Pois temos visto que, cada vez mais elas estão ficando fervorosas ao longo dos anos, principalmente depois da pandemia”, declarou. .

Segundo o último Censo, 59% da população de Três Lagoas se declaram católicos. Mas para o Bispo Diocesano Dom Luiz Knupp, pelo menos 30% delas são frequentadoras assíduas das igrejas nas comunidades ao redor da cidade.

Catedral Coração de Jesus espera mais de 2 mil pessoas para celebrar Corpus Christi em Três Lagoas

Confecção do tapete e o testemunho de fé

Para celebrar o Corpus Christi, os fiéis da igreja confeccionam tapetes como uma forma de manifestação popular de adoração a Jesus Cristo.

Segundo Dom Luiz Knupp, a confecção dos tapetes é também um testemunho de fé que une pessoas de várias idades e religiões.

“E como esse trabalho dos tapetes atrai as pessoas, acredito que é uma forma de evangelizar quem trabalha nesta arte. Pois, para mim, a confecção do tapete não é só fazer uma obra de arte, mas o que ela significa para as pessoas, uma vez que é capaz de comunicar a beleza do Deus que é criador de tudo”, conclui o Bispo.

O que significa a confecção de tapetes no Corpus Christi?

A tradição de confeccionar tapetes nesta data festiva da Igreja católica também se mantém na Canção Nova. Todos os anos missionários e amigos dessa obra de evangelização realizam esse trabalho artesanal para a procissão da festa de Corpus Christi, que neste ano acontece no dia 8 de junho.

Catedral Coração de Jesus espera mais de 2 mil pessoas para celebrar Corpus Christi em Três Lagoas

Os tapetes são confeccionados de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais.

E a passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote pelas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nestes desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

Veja a programação completa

A Confecção dos Tapetes iniciará 6h da manhã também com uma missa na sede da Catedral, localizada na rua Antônio Trajano, no Centro do Cidade ( Sentido Capela Santo Antônio) E às 17h haverá a Santa Missa e a Procissão Eclesiástica na Catedral Coração de Jesus, que fica na Rua Bom Jesus 270 .

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.