19.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Capacitação da Família Acolhedora abre novas expectativas de lar temporário para crianças em situação de acolhimento

Termina nesta quarta-feira (07), o ciclo de encontros da capacitação com as novas famílias que farão parte do Serviço de Família Acolhedora da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em Três Lagoas.

Desde segunda-feira (05), os novos voluntários estão recebendo todas as informações e orientações necessárias para acolher devidamente uma criança que está em acolhimento institucional. De acordo com o coordenador do Serviço, José Pace, 5 novas famílias estão passando pela capacitação e ansiosas para receber as crianças em suas residências.

“A cada nova capacitação é uma esperança que acende de ambos os lados. Mesmo sabendo que é uma fase temporária, o fato de trocar afeto, vivências e participar do dia a dia de alguém que está afastada da família de origem é algo gratificante, sem explicação. Temos famílias que já acolheram mais de uma criança e continuam ativas”.

José destaca que seria muito importante que as famílias interessadas se interessassem em acolher irmãos e adolescentes, sendo esses os menos procurados. Outra dúvida que precisa ser esclarecida é que, pais e mães solo, casais homoafetivos, pessoas solteiras e qualquer formação familiar também podem participar do Serviço.

APOIO

Ao acolher uma criança ou adolescente, a família receberá apoio e orientações dos profissionais (Assistente Social, Psicólogo, Advogado) referente aos acompanhados das famílias, bem como, o serviço subsidia recurso financeiro pelo tempo em que estiver participando do serviço, conforme preconiza na Lei Municipal que estabelece o Serviço em Acolhimento Familiar.

Para saber quais requisitos e como fazer para ser Família Acolhedora, clique no link abaixo:

FAMILIA ACOLHEDORA https://www.treslagoas.ms.gov.br/secretariasmunicipais/smas/familiaacolhedora/

Confira mais fotos na galeria de imagens:

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.