A Diocese de Três Lagoas celebra com uma Missa Campal, às 8h desta terça-feira, 13, o dia de Santo Antônio, padroeiro do município. O ato ecumenico deve acontecer na praça da histórica “Igrejinha de Santo Antônio”, no centro do município. A celebração tem a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Os pães serão abençoados pelo bispo e padres, simbolizando a tradição da Missa de Santo Antônio, símbolo do repartir, dando atenção aos pobres e aos mais necessitados.
A importância de Santo Antônio em Três Lagoas
Santo Antônio, por sua vez, era o santo de devoção de Antônio Trajano, fundador de Três Lagoas, e se tornou o padroeiro da cidade. Arquitetonicamente, a igreja representa uma confluência de estilos. Os ornamentos exteriores e as portas da Igreja Santo Antônio apresentam fortes influências da Arquitetura Românica.
Devoto de Santo Antônio, a crença de Antônio Trajano fez que ele doasse parte de suas terras para a criação do Patrimônio de Santo Antônio das Alagoas, primeiro nome de Três Lagoas. Em 1914, onde antes havia erguido uma capela em dedicação a Santo Antônio, foi criada a Igreja de Santo Antônio.
Foto: Marcelo Fefin