35.6 C
Três Lagoas
sábado, 28 de setembro de 2024

Em Três Lagoas, semáforo vira ‘fábrica de multa’ e motoristas reclamam da logística no cruzamento da Havan

Motoristas de Três Lagoas reclamam de um radar instalado em um cruzamento das ruas Egídio Thomé, com a Ranulpho Marques Leal, além do excesso de multas já registradas. Condutores dizem não serem culpados e alguns conseguiram reverter a situação na Justiça.

O semáforo fica localizado em via muito movimentada da cidade, perímetro urbano da BR-262, no Jardim Alvorada. O fluxo de veículos pesados é grande no local. Populares dizem que carretas trafegam lentamente e acabam fazendo carros serem multados.

A velocidade máxima permitida no local é de 40km/h. Motoristas dizem que quando o semáforo abre, os caminhões trafegam de forma lenta devido ao peso, alguns veículos que seguem atrás não conseguem passar a tempo e acabam sendo multados.

Conforme a Polícia de Trânsito de Três Lagoas, o sensor fica instalado embaixo de uma faixa de pedestres, antes do cruzamento e que motoristas conseguem analisar se o sinal está prestes a ficar vermelho.

Em Três Lagoas, semáforo vira ‘fábrica de multa’ e motoristas reclamam da logística no cruzamento da Havan

O Perfil News conversou com um motorista multado no local. O valor da ‘despesa’ foi de mais de R$ 700, mas ele conseguiu recorrer. O condutor relata que os caminhões são grandes e atrapalha a visão. Os veículos pesados são lentos e dificulta o tráfego. Ele destaca que o motorista sai no verde, mas dependendo da carreta que segue na sua frente, facilmente o carro cruza no vermelho, devido ao pouco tempo livre para realizar a passagem.

Em Três Lagoas, semáforo vira ‘fábrica de multa’ e motoristas reclamam da logística no cruzamento da Havan

Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o tempo de espera para o sinal abrir é de 80 segundos e apenas 15 segundos para o motorista realizar a passagem. O radar foi colocado no local devido ao grande número de acidentes que aconteciam na região. O departamento destaca que algumas alterações devem ser feitas, mas que dependem da Prefeitura Municipal de Três Lagoas para acontecerem.

SOLUÇÃO – SISTEMA BINÁRIO

Ainda de acordo com o DNIT os semáforos são de quatro tempos e o fluxo de veículos é grande. A quilometragem é baixa devido ao número de mortes que já aconteceram no cruzamento. A solução, segundo o departamento seria o sistema binário de trânsito. A alternativa visa solucionar alguns dos problemas de mobilidade urbana que existem atualmente. Na prática, transforma ruas ou avenidas paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único.

O DNIT destaca que a possível solução já foi encaminhada para a Prefeitura de Três Lagoas, mas para isso acontecer seria necessário asfaltar algumas vias próximas ao cruzamento, obra que seria competência do município realizar.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.