Pela 9ª vez na história, Flamengo e Grêmio vão se enfrentar pela Copa do Brasil. Para chegar as semifinais, o Rubro-Negro carioca garantiu a vaga ao derrotar o Athletico-PR em Curitiba, enquanto o Tricolor Gaúcho despachou o Bahia na disputa de pênaltis.
Flamengo volta a vencer o Athletico-PR e se classifica
Em Curitiba, na Ligga Arena, o Flamengo visitou o Athletico-PR buscando a classificação para as semifinais da Copa do Brasil. Com a vantagem de 2 a 1 conquistada no jogo de ida, o Rubro-Negro carioca viu seu adversário pressionar desde os primeiros minutos. Mesmo na defensiva, o Flamengo chegou ao ataque com De Arrascaeta, que após um passe de cabeça, viu Erick desviar contra a própria meta e marcar o primeiro gol do jogo.
Na segunda etapa, o Furacão voltou a pressionar e obrigou o goleiro Matheus Cunha a fazer boas intervenções. Mas nos acréscimos, Gabriel fez o segundo e liquidou a classificação do Flamengo para as semifinais da Copa do Brasil pelo terceiro ano consecutivo.
Grêmio sofre, mas elimina o Bahia nos pênaltis
Em meio a fortes chuvas, Grêmio e Bahia se enfrentaram na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Com uma hora de atraso, a partida começou frenética, com o argentino Cristaldo parando no goleiro Marcos Felipe ao desperdiçar um pênalti para o Tricolor Gaúcho; nos acréscimos da primeira etapa, Everaldo acertou um chute no ângulo e abriu o placar para o Tricolor de Aço.
No segundo tempo, o Grêmio voltou melhor e chegou ao empate com o paraguaio Villasanti, após grande jogada de Ferreirinha. Ao final da partida, o jogo ganhou inúmeras emoções, com o Bahia mandando duas bolas na trave e o Grêmio obrigando o goleiro Marcos Felipe a fazer mais defesas importantíssimas. Na disputa de pênaltis, foi a vez do goleiro Gabriel Grando brilhar com duas defesas e garantir a classificação do Grêmio para as semifinais da Copa do Brasil.
Rafael Bueno de Souza