29.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Em um ano de trabalho, Assistência Social emite 1.337 Carteiras de Identidade em Ribas

O número total é ainda maior porque 62 Registros Gerais (RGs) estão disponíveis para retirada no CRAS e outras 125 carteiras estão sendo impressas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) está completando um ano emitindo Carteiras de Identidade – ou Registros Gerais (RGs) – em Ribas do Rio Pardo. Neste período, já foram entregues um total de 1.337 carteiras, 62 estão esperando seus donos no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Central e mais 125 serão entregues até o dia 19 deste mês.

Juntando-se os três números, o total de Carteiras de Identidade chegará ao total de 1.524 na próxima semana. Na SAS, o trabalho é coordenado pela Servidora Municipal Marlene Silva, em conjunto com o Papiloscopista Hugo Damasceno e a Estagiária Rayssa Rocha. O número total de atendimentos já ultrapassou à marca de 2.200, mas há casos em que as pessoas encontram o documento e acabam desistindo de retirar a 2ª via.

Quem estiver necessitando de uma nova Carteira de Identidade, deve fazer o agendamento no endereço eletrônico http://servicos.sejusp.ms.gov.br/ , da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), já que o serviço é feito em parceria entre a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e o Governo do Estado.

Para retirar o documento de carteira de identidade com isenção da taxa de pagamento – no caso da 1ª via – é necessário apresentar a certidão de nascimento (para os solteiros), a certidão de casamento (para os casados, divorciados e viúvos), duas fotos 3X4 iguais, recentes e de fundo branco.

Para a 2ª via – também com isenção – a documentação é a mesma. Porém, a isenção só é concedida mediante apresentação de Boletim de Ocorrência (BO) comprovando roubo ou furto. Os atendimentos são realizados no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Central, localizado na rua José Coleto Garcia, nº 360.

Em um ano de trabalho, Assistência Social emite 1.337 Carteiras de Identidade em Ribas
Equipe que trabalha na emissão das Carteiras de Identidade: Hugo Damasceno, Marlene Silva e Rayssa Rocha

Curiosidade! Mas, afinal, o que é Papiloscopia?

De acordo com o Papiloscopista Hugo Damasceno, trata-se da ciência que identifica as pessoas através das papilas dérmicas que estão presentes na palma das mãos e na sola dos pés. O perito papiloscopista é o profissional responsável pela coleta, identificação e arquivamento das digitais humanas, de pessoas vivas ou falecidas. Trata-se de uma função muito importante para a Polícia Civil, já que é por meio da identificação das digitais que se faz a coleta de provas de crimes e também se pode verificar a identidade de cadáveres de difícil identificação.

O campo de atuação do papiloscopista é bem amplo, entre suas funções estão a realização de exames periciais de papiloscopia; necropapiloscopia; retrato falado; pesquisa de busca; comparação de impressões digitais de classificação datiloscópica; identificação civil e criminal.

A Identificação Civil trata da expedição do documento de identidade baseado em informações e coleta de impressões digitais. Já a Identificação Criminal é realizada por requisição da Autoridade Policial e alimenta o banco de dados do Estado com registros pessoais e também com impressões digitais. Ambas são base para o processo de individualização de pessoa, assegurando direitos e servindo como ferramentas essenciais para os processos de perícia.

Em um ano de trabalho, Assistência Social emite 1.337 Carteiras de Identidade em Ribas
Reprodução

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.