A Prefeitura de Bataguassu e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promoveram na sexta-feira, dia 14 de julho, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, no município. O evento foi desenvolvido das 8 às 12 horas (horário MS), na Câmara Municipal de Vereadores.
Realizada de dois em dois anos, a edição teve como tema a “Reconstrução do SUAS (Sistema Único da Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos” e contou com a presença de representantes do poder público e sociedade civil.
As conferências são momentos de avaliação. A representação da sociedade civil se soma à representação do Poder Público para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do controle social.
Durante a abertura da atividade, a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da participação no evento para pensar e decidir as prioridades na área da Assistência Social para os próximos anos.
Suely destacou que a construção de uma rede de apoio efetiva e abrangente depende do envolvimento ativo da comunidade, que desempenha um papel fundamental na identificação das demandas locais na área assistencial.
A secretária disse ainda sobre a necessidade de se promover espaços de diálogo e engajamento comunitário, visando fortalecer os laços entre os moradores e as instituições, para que juntos possam construir um SUAS mais inclusivo e voltado para as reais necessidades da população.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) comentou durante seu pronunciamento sobre a importância do trabalho da assistência social com vistas a atender da melhor forma possível a população. “Nosso objetivo principal é atender as necessidades das famílias bataguassuense, sobretudo, aqueles que em algum momento precisam de apoio social por parte do Poder Público”, falou.
Após as falas, houve a palestra magna conduzida pelo facilitador e gestor público, Fernando Magno, que é historiador, gestor público com mais de 15 anos de experiência, ex-secretário municipal de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos.
No evento, foram aprovadas proposituras discutidas em grupos e eleitos representantes da cidade para participar da etapa estadual da conferência.
Estiveram presentes no evento, o procurador jurídico do município, Nelson Moacir Alves Barroso; a chefe de gabinete, Maria Aparecida Maia além de representantes da Defesa Civil / Corpo de Bombeiros; Polícia Militar, Conselheiros Tutelares, profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e usuários dos serviços socioassistenciais.