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sábado, 20 de julho de 2024

Imersão Pedagógica do Senai começa com integração, mágica e ilustração

Oportunidade de integração, troca de experiências e chance de pensar formas de trabalho que envolvam cada vez mais os alunos estão entre os objetivos da terceira Imersão Pedagógica do Senai. A abertura da atividade foi realizada nesta terça-feira (25/07), no auditório do Hotel Deville, em Campo Grande, e contou com a participação de instrutores e gestores de educação das 11 unidades do Senai em Mato Grosso do Sul.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, inaugurou o palco com a mensagem de boas-vindas aos participantes e falou dos desafios a enfrentar na educação profissional. “Estamos trazendo uma série de palestras, uma série de tecnologias para fazer com que a conexão entre aluno e professor, aluno e instituição seja cada vez mais suave, seja cada vez mais fácil”, explicou.

Segundo ele, o Senai atrai alunos de diferentes gerações, o que leva os educadores a falarem diferentes linguagens. “Há os que não mexem com computador e tem aqueles que dão aula de computador. Isso são os alunos do Senai e é isso que estamos trazendo para os professores nessa Imersão Pedagógica, fazendo com que eles falem a mesma linguagem e tragam para dentro do Senai o que a sociedade está demandando”.

A melhora no atendimento ao aluno de outras formas que não só no âmbito do ensino, mas também no processo de matrícula, recrutamento e secretarias também está no foco dos debates. “Estamos aqui para atender as unidades. O evento é um passo importante em que vamos ressignificar a metodologia Senai e voltar a falar de qualidade nas formas de aprendizagem”, reforçou Rodolpho Mangialardo.

O lúdico como ferramenta de aprendizagem

Ilustração, mágica, descontração e aprendizado marcaram o primeiro dia de programação do Imersão Pedagógica. As ilustrações de Vanessa de Paula tornaram mais lúdicas as inserções da programação, assim como a palestra “É lúdico, mas é sério”, em que Marco Zanqueta traz fundamentos da infância para inspirar os professores.

Representantes de unidades do Senai de fora do Estado, como Antonio Caten, do Rio Grande do Sul, e, Thiego Brandão, da Paraíba, também palestraram no evento. Eles debateram, respectivamente, a metodologia Senai de Educação Profissional e as pontes entre teoria e prática.

Já os analistas técnicos de Mato Grosso do Sul Lucas Godoy e Hélcio Ximenes ficaram responsáveis por apresentar o Gran Prix Tecnológico para os educadores. “A intenção era trazer a experiência dos alunos para eles. Propor que criem projetos para solucionar problemas de uma empresa, assim como desafiamos os alunos na Saga Senai de Inovação”, explicou Lucas.

O evento encerra nesta quarta-feira (25/07) com palestra do empreendedor Conrado Schlochauer, “Livelong and Lifewide Learning, o Poder do Aprendizado Contínuo”.

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