23.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de novembro de 2024

‘Superluas de Esturjão e Azul’: Após do pôr do sol, saiba como apreciar os satélites brilhantes no céu do Mato Grosso do Sul

Esse mês de agosto já chega com uma notícia especial para quem adora observar o céu. É que segundo o Observatório Nacional, duas superluas estão para ser observadas em duas noites do Brasil, a Superlua de Esturjão, que acontece nesta terça-feira (1°), e a Superlua Azul, que brilhará no céu no próximo dia 30, numa quarta-feira.

Segundo o observatório, o fenômeno superlua de esturjão acontece porque a Lua está no perigeu, que é o ponto da órbita de máxima aproximação da Terra. Isso faz com que a Lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante no céu.

Esturjão é uma referência ao nome de um peixe, que é visto em grande escala em lagoas da América do Norte durante o mês de agosto.

A superlua pode ser observada em qualquer lugar do mundo, mas o horário exato do instante da Lua Cheia vai diferir de acordo com o fuso horário.

Em Mato Grosso do Sul, o fenômeno pode ser observado entre 20 a 30 minutos após o pôr do sol.

Aproveite a oportunidade para observar a superlua de agosto e se maravilhar com a beleza do nosso satélite natural.

A Superlua Azul

Já a superlua do dia 30 de agosto, nomeada de Superlua Azul, será o fenômeno mais próxima da Terra em 2023.

De acordo com o observatório, ela também será a segunda lua cheia do mês, daí o nome “Lua Azul”.

O fenômeno está previsto para às 21h35, horário de Mato Grosso do Sul. Para quem está no fuso -1h, 0h, +1h e assim por diante, a Lua Cheia já será no dia 31 de agosto.

A história do fenômeno

A Superlua de 2016 foi a mais próxima da Terra desde 1948. Na ocasião, a Lua estava 356.509 quilômetros de distância do nosso planeta. A próxima vez que a Lua Cheia vai chegar ainda mais perto da Terra será em 2034.

Aproveite a oportunidade para observar a Superlua Azul de 30 de agosto e se maravilhar com a beleza do nosso satélite natural.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.