Esse mês de agosto já chega com uma notícia especial para quem adora observar o céu. É que segundo o Observatório Nacional, duas superluas estão para ser observadas em duas noites do Brasil, a Superlua de Esturjão, que acontece nesta terça-feira (1°), e a Superlua Azul, que brilhará no céu no próximo dia 30, numa quarta-feira.
Segundo o observatório, o fenômeno superlua de esturjão acontece porque a Lua está no perigeu, que é o ponto da órbita de máxima aproximação da Terra. Isso faz com que a Lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante no céu.
Esturjão é uma referência ao nome de um peixe, que é visto em grande escala em lagoas da América do Norte durante o mês de agosto.
A superlua pode ser observada em qualquer lugar do mundo, mas o horário exato do instante da Lua Cheia vai diferir de acordo com o fuso horário.
Em Mato Grosso do Sul, o fenômeno pode ser observado entre 20 a 30 minutos após o pôr do sol.
Aproveite a oportunidade para observar a superlua de agosto e se maravilhar com a beleza do nosso satélite natural.
A Superlua Azul
Já a superlua do dia 30 de agosto, nomeada de Superlua Azul, será o fenômeno mais próxima da Terra em 2023.
De acordo com o observatório, ela também será a segunda lua cheia do mês, daí o nome “Lua Azul”.
O fenômeno está previsto para às 21h35, horário de Mato Grosso do Sul. Para quem está no fuso -1h, 0h, +1h e assim por diante, a Lua Cheia já será no dia 31 de agosto.
A história do fenômeno
A Superlua de 2016 foi a mais próxima da Terra desde 1948. Na ocasião, a Lua estava 356.509 quilômetros de distância do nosso planeta. A próxima vez que a Lua Cheia vai chegar ainda mais perto da Terra será em 2034.
Aproveite a oportunidade para observar a Superlua Azul de 30 de agosto e se maravilhar com a beleza do nosso satélite natural.