As oitavas de final da Libertadores chegaram ao fim, com três clubes brasileiros avançando para a próxima fase e outros três se despedindo mais cedo. Fluminense, Internacional e Palmeiras garantiram vaga para as quartas de final, enquanto Athletico-PR, Atlético-MG e Flamengo ficaram pelo caminho.
Palmeiras segura o empate e elimina o Atlético-MG
Pelo terceiro ano consecutivo, o Palmeiras eliminou o Atlético-MG da Copa Libertadores. Com a vantagem de 1 a 0 conquistada no jogo de ida em Belo Horizonte, o Alviverde se assegurou de um simples empate sem gols para avançar às quartas de final da competição sul-americana.
Mesmo com a vantagem nas mãos, o Palmeiras não tomou conhecimento e partiu para cima da equipe mineira desde os primeiros minutos, obrigando o goleiro Éverson a fazer boas intervenções. Precisando vencer, o Galo de Minas pouco chegava a meta alviverde e viu a partida ir para o intervalo com o placar em branco. Na metade final, o Alviverde Paulista continuava pressionando, mas pecava no último passe; necessitando de um gol para forçar a decisão por pênaltis, o Galo chegou com perigo apenas uma vez, após Paulinho driblar o goleiro Wéverton e desperdiçar a chance mais clara do jogo chutando para fora.
Mesmo com o empate, o Palmeiras garantiu a vaga para as quartas de final da Libertadores. Na próxima fase, o Alviverde enfrentará o Deportivo Pereira, da Colômbia, que eliminou o Independiente Del Valle, do Equador.
Flamengo leva virada do Olimpia e está eliminado da Libertadores
Atual campeão da Libertadores, o Flamengo ficou pelo caminho na noite da última quinta-feira (11) ao ser derrotado por 3 a 1 pelo Olimpia, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O Rubro-Negro precisava apenas de um empate para seguir vivo na competição sul-americana após vencer o jogo de ida por 1 a 0, no Maracanã.
Empurrado por sua torcida frenética, o Olimpia partiu para cima do time carioca, mas deixava espaços em sua defesa; aos 8 minutos, o Flamengo aproveitou um desses espaços e chegou ao gol com Bruno Henrique, após cobrança de falta do uruguaio De Arrascaeta. Quatro minutos depois, Iván Torres empatou para a equipe paraguaia e fez a tensão se espalhar por todos os lados.
Na segunda etapa, o jogo era controlado pelo Flamengo até os 24 minutos, quando em mais um cruzamento para área, Ortiz cabeceou no canto de Matheus Cunha, que saltou atrasado e viu o Olimpia virar o jogo; dez minutos depois, em nova cobrança de escanteio, foi a vez de Bruera cabecear firme e fazer 3 a 1 para o time paraguaio. Com a vantagem, o Olimpia se fechou na defesa e viu o desespero tomar conta da equipe brasileira, que chegou a marcar com Victor Hugo, aos 45, mas o VAR flagrou impedimento de Gabriel.
Com a derrota, o Flamengo foi eliminado da Copa Libertadores e perdeu a oportunidade de realizar um clássico contra o Fluminense nas quartas de final. Algoz do Rubro-Negro, o Olimpia enfrentará o Tricolor das Laranjeiras na próxima fase, decidindo a vaga em Assunção, no Paraguai.
Veja todos os confrontos das quartas de final da Libertadores:
Racing (ARG) x Boca Juniors (ARG)
Palmeiras x Deportivo Pereira (COL)
Internacional x Bolívar (BOL)
Olimpia (PAR) x Fluminense
- Times da esquerda fazem o jogo de volta em casa
Rafael Bueno de Souza