Na noite da última quarta-feira (16), São Paulo e Flamengo garantiram vaga para a final da Copa do Brasil 2023. O Tricolor virou para cima do Corinthians no Morumbi, enquanto o Rubro-Negro voltou a vencer o Grêmio no Maracanã.
Lucas brilha e São Paulo elimina o Corinthians
Após 23 anos, o São Paulo está de volta à final da Copa do Brasil. Precisando reverter a desvantagem do jogo de ida, o Tricolor dominou o Corinthians no Morumbi, venceu por 2 a 0 e está a dois jogos de conquistar um título inédito em sua história
Diante de mais de 60 mil torcedores, o São Paulo dominou a maior parte do jogo e conseguiu reverter a desvantagem do jogo de ida ainda no primeiro tempo, com gols de Wellington Rato e Lucas. Comandado pela força da torcida e por uma atuação sublime de Lucas, o Tricolor não deixava o Corinthians jogar e chegava com facilidade até a área adversária, criando boas chances de aumentar a vantagem.
Na segunda etapa, o São Paulo desperdiçou a chance de matar o confronto com Wellington Rato, que na cara do gol chutou para cima. Precisando de um gol para levar a decisão aos pênaltis, o Corinthians se lançou ao ataque após as entradas de Wesley e Matías Rojas; na melhor chance do Timão, o goleiro Rafael fez uma defesa milagrosa após chute de fora da área do paraguaio Rojas, garantindo o resultado e a classificação do São Paulo para a final da Copa do Brasil.
Mesmo em crise, Flamengo vence o Grêmio e está na final
Diante de muita turbulência, o Flamengo garantiu vaga na final da Copa do Brasil ao vencer o Grêmio por 1 a 0, no Maracanã. O gol do triunfo Rubro-Negro foi marcado pelo uruguaio De Arrascaeta, em cobrança de pênalti.
Após eliminação para o Olimpia na Libertadores e briga envolvendo Varela e Gerson no treino da última terça-feira (15), o Flamengo entrou em campo super pressionado por uma vaga na final do torneio nacional. Mesmo mal, o Rubro-Negro jogou com a vantagem de 2 a 0 ao seu favor e era pouco atacado pela equipe gaúcha; na única boa chance do Tricolor na primeira etapa, Bitello parou no goleiro Matheus Cunha após bela triangulação.
Na metade final, o Grêmio voltou melhor e chegou com perigo em chute de Suárez, que o goleiro Matheus Cunha interceptou; minutos depois, Ferreirinha recebeu com liberdade na entrada da área e acertou a trave. Mesmo inferior na partida, o Flamengo chegou ao seu gol; após pênalti revisado pelo VAR, De Arrascaeta converteu e confirmou o Flamengo na final da Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo.
FINAIS:
Na grande decisão, São Paulo e Flamengo se enfrentam para saber quem será o grande campeão da Copa do Brasil 2023. As finais, ainda com os mandos de campo a serem definidos em sorteio, estão marcadas para acontecer em dois domingos, nos dias 17 e 24 de setembro.
Rafael Bueno de Souza