Novo prazo vai até quinta-feira, 14. Podem participar estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9ª ano), médio e técnico integrado
Foi prorrogado até quinta-feira, 14, o prazo para inscrição de trabalhos a serem apresentados na edição 2023 das Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os eventos serão realizados em outubro nos dez municípios onde a instituição tem campus.
Podem ser submetidos trabalhos produzidos por estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado das escolas das redes pública e privada dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS, assim como ex-alunos do Instituto que concluíram os cursos após novembro do ano passado.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo orientador no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos.
É necessário cadastrar as informações sobre o trabalho de pesquisa e os autores, bem como submeter o resumo expandido, cujos modelos estão disponibilizados na Central de Seleção do IFMS, onde também é possível consultar o edital com as regras de participação nas feiras científicas.
O passo a passo de como inscrever os trabalhos está disponível na página das Feiras 2023!
Com a retificação do cronograma do edital, a divulgação da lista de trabalhos aprovados foi antecipada para 25 de setembro. O orientador deverá submeter o resumo expandido corrigido e o relatório do trabalho até o dia 26.
Feiras de Ciência e Tecnologia – Fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2023, que terá como tema ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’.
Cada campus realizará as Feiras em datas específicas:
- Aquidauana (Feciaq): 2 e 3/10
- Campo Grande (Fecintec): 5 a 7/10
- Corumbá (Fecipan): 5 e 6/10
- Coxim (Fecitecx): 3 a 6/10
- Dourados (Fecigran): 3 a 7/10
- Jardim (Fecioeste): 2 e 3/10
- Naviraí (Fecinavi): 4 a 6/10
- Nova Andradina (Fecinova): 3 e 4/10
- Ponta Porã (Fecifron): 3 e 4/10
- Três Lagoas (Fecitel): 4 a 6/10
Avaliação e Premiação – Durante a realização das Feiras, os trabalhos apresentados pelos estudantes serão avaliados por uma comissão formada por professores, pesquisadores e estudantes de universidades, institutos federais, instituições de pesquisa, entre outras.
A avaliação será feita com base em critérios científicos ou tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo (diário de bordo).
Todos os autores de trabalhos receberão certificado de participação no evento. Haverá premiação nas seguintes categorias:
- 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio de cada uma das cinco áreas do conhecimento listadas no item 3.7 do edital de seleção dos trabalhos;
- 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental cada uma das cinco áreas do conhecimento listadas no item 3.7 do edital de seleção dos trabalhos;
- melhor banner;
- melhor relatório de trabalho;
- melhor projeto na categoria nível médio/técnico;
- melhor projeto na categoria nível fundamental;
- melhor projeto na categoria convidados;
- melhor projeto na categoria: impacto socioambiental; e
- melhor projeto na categoria: inovação tecnológica.
Em caso de dúvida sobre o edital, o contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS deve ser feito pelo e-mail [email protected].
Assessoria de Comunicação Social do IFMS
Juliana Aragão