Os 50 motoristas selecionados para mudar de categoria de CNH de “C” para “D” e de “D” para “E” já vão iniciar o curso promovido pelo Sistema SEST-Senat
Os 50 motoristas que foram selecionados pelo Sistema Sest-Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) para o Programa “Mais Motoristas”, em Ribas do Rio Pardo, assinaram o termo de adesão na manhã desta quarta-feira (13). Agora, todos eles vão iniciar os treinamentos, cuja conclusão terá como consequência a mudança de categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e serem absorvidos no mercado de trabalho.
Em Mato Grosso do Sul, o Programa recebeu o apoio do Governo do Estado e também é chamado de Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus – mais conhecido como Voucher Transportador. Quem foi selecionado e tem CNH tipo “C”, passará para “D” e quem tem o tipo “D”, vai passar para “E”. O Diretor do Sistema Sest-Senat, Herivelto Moisés, destacou que em Ribas do Rio Pardo o número de inscrições chegou a 316. “Foi um páreo duríssimo até chegarmos aos 50 escolhidos”, complementou.
Antes de assinarem o termo de adesão ao Programa “Mais Motoristas”, que no Estado se chama “Voucher Transportador”, o Prefeito João Alfredo Danieze esteve com os selecionados e adiantou que se houver empenho, todos eles sairão com empregos garantidos. “Hoje, em Ribas do Rio Pardo, só não trabalha quem não quer. Temos parcerias de qualificação e capacitação com todo o Sistema S, abrangendo também o Senai, o Senac e o Sebrae. São muitas oportunidades”, avaliou João Alfredo Danieze.
O otimismo do Prefeito se dá devido ao anúncio da empresa JSL em se instalar em Ribas do Rio Pardo. João Alfredo informou, aos futuros motoristas, que a empresa Júlio Simões Logística vai contratar 900 motoristas e que fará o transporte da Suzano no modal do rodoviário. Em todo o País, a JSL possui uma frota que totaliza 100 mil caminhões. Em Mato Grosso do Sul, o Programa “Voucher Transportador” é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O “Voucher Transportador” tem como objetivo garantir qualificação e acesso ao emprego e suprir a carência de mão de obra na área de logística. Este ano, o Governador Eduardo Riedel sancionou a Lei nº 6.055, que instituiu o Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus – Voucher Transportador. Na prática, o Governo de Mato Grosso do Sul vai pagar todos os custos – hoje orçados em R$ 6 mil – para a qualificação de motoristas que vão trabalhar com transporte de cargas e de passageiros.
A iniciativa beneficiará – em todo o Estado – mil motoristas com qualificação e custeio da habilitação “D”, que permite conduzir ônibus, micro-ônibus e vans, e “E”, que autoriza conduzir todos os automóveis incluídos nos tipos de CNH “B”, “C” e “D” e veículos com unidades acopladas que excedam 6 mil quilos, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados. Em Ribas do Rio Pardo, a Prefeitura participa com o local de treinamento, que será nos contêineres do Senai localizados atrás da Biblioteca Sesi e também pelo transporte dos selecionados até Campo Grande para as aulas em um simulador de carreta.
Hoje, de acordo com os dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), 70% das empresas do Estado estão com deficiência desses profissionais. O Prefeito João Alfredo ressaltou que existe também essa demanda em Ribas do Rio Pardo e que o Governador – por meio do “Voucher Transportador” – vai contribuir com a diminuição desta carência notória nesta área profissional. “O Voucher Transportador é bom para a economia e tem o lado humanitário, porque pessoas capacitadas contribuem para a segurança nas estradas”, disse João Alfredo. Pelo Sistema Sest-Senat, além do Diretor Herivelto Moisés, a assinatura do termo de adesão contou com a a participação da Técnica de Formação Profissional Márcia Raquel Oliveira.
Equipe Funcional de Comunicação Municipal